Quem nunca ouviu falar do vodol que atire a primeira pedra hahahaha! Gente, Vodol é um medicamento que já tem um bom tempo no mercado mas até hoje é muito prescrito nas infecções fúngicas de pele.
Mas será que ele é bom para aquela minha unha do dedão que está amarela toda cheia de fungo? Olha, estou com umas placas vermelhas que coçam muito na virilha, ele é eficaz? E aquele pano branco que tema em surgir logo após a praia? Vou responder todas essas perguntas e falar muito mais.
Para que serve Vodol Creme?
Este medicamento é indicado no tratamento de Tinea pedis (pé de atleta), tinea cruris (Infecção fúngica na pele dos órgãos genitais, do interior das coxas e das nádegas caracterizada por erupções vermelhas que coçam), tinea corporis (dermatofitose que se alimentam de queratina, presente nas unhas, pele e cabelos), onicomicoses (infecção fungica apenas nas unhas, mais comuns nos pés), além de candidíase cutânea, tinea versicolor que causa o famoso pano branco e cromofitose (doença parasitária que afeta a pele).
Como ele age?
O miconazol tem atividade antifúngica contra dermatófitos, leveduras e outros fungos. Geralmente, o miconazol age rapidamente na coceira, sintoma que frequentemente acompanha as infecções por dermatófitos e leveduras. Esta melhora sintomática pode ser observada antes que os primeiros sinais de cicatrização sejam percebidos, porém não é indicado parar o tratamento já que ele é prolongado para erradicar o fungo. O miconazol age no odor desagradável provocado pelas micoses superficiais. O miconazol não produz níveis sanguíneos detectáveis quando aplicado de forma tópica.
Preciso ter algum cuidado?
Se ocorrer alguma reação irritativa, o tratamento deve ser interrompido.
Não existem relatos de problemas específicos relacionados a mulheres grávidas ou lactantes, porém como a grande maioria este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Pode ser utilizado tanto por adultos, idosos e crianças.
Quais são as interações medicamentosas?
Não são conhecidas interações do nitrato de miconazol com outras substâncias, quando usados ao mesmo tempo.
O uso do nitrato de miconazol pode causar aumento no efeito anticoagulante em pacientes que fazem uso de varfarina.
Como devo usar?
A aplicação do produto deve ser feita após lavagem e secagem do local. Aplique o produto duas vezes ao dia (pela manhã e à noite). Ao aplicar VODOL, espalhe-o por uma região um pouco maior do que a afetada.
Se a área atingida não for às mãos, lave-as após a aplicação. É recomendável a troca frequente das roupas que ficam em contato com a área infectada, a fim de evitar a reinfecção.
O tratamento não deve ser interrompido, mantenha até o completo desaparecimento das lesões, o que ocorre geralmente após 2 a 5 semanas, dependendo da sua extensão. Após o desaparecimento dos sinais e sintomas, o tratamento deve ser mantido por mais uma semana, a fim de evitar que os sintomas apareçam novamente. O vodol é um medicamento não tarjado e por isso pode ser adquirido sem receita, qualquer dúvida nós farmacêuticos estaremos lá na drogaria para te ajudar. Maaaasss, nada de fazer tratamento pela metade hein?!
Reações adversas
VODOL é geralmente bem tolerado. Existem relatos isolados de irritação ou sensação de queimação associados com a utilização de miconazol.
Como ocorre com todas as substâncias de uso na pele, pode ocorrer uma reação alérgica ao miconazol ou a qualquer um dos componentes da
Fórmula, sendo esta apenas sua contraindicação além do produto não poder ser utilizado nos olhos.
Atualizado em: 29/06/2023 na categoria: Tratamento de Micose