Para que Serve a Vitamina K2?

A vitamina K2 ainda é desconhecida por muitas pessoas, mas ela tem um papel muito importante para o desempenho de várias funções no organismo e é isso o que a gente vai ver hoje: o que é e para que serve a vitamina K2, quais são os seus benefícios, onde podemos encontrá-la e quais são os perigos relacionados a ela também!

Vitamina K2: O que é, para que serve e seus benefícios

E vamos falar da vitamina K2. Ela é a forma menos comum da vitamina K, que é uma vitamina lipossolúvel, ou seja, ela só é absorvida pelo intestino na presença de gordura, e além de ser ingerida através dos alimentos, também é produzida por bactérias da nossa flora intestinal.

Enquanto a vitamina K2, chamada de menaquinona, é encontrada em alimentos de origem animal e alimentos fermentados, a vitamina K1, que é a filoquinona, é encontrada em fontes vegetais, como em folhas verdes.

Uma das principais funções da vitamina K é ativar proteínas que participam do processo da coagulação do sangue. E muitos estudos indicam que a vitamina K2 desempenha papéis diferentes da vitamina K1, apresentando maiores benefícios para o organismo, por isso o interesse e a busca por ela aumentaram.

Os seus benefícios incluem:

  • Prevenção de sangramentos, inclusive em bebês prematuros, porque melhora a coagulação sanguínea;
  • Prevenção da osteoporose, porque a vitamina K2 também atua na calcificação dos ossos;
  • Prevenção de doenças cardiovasculares e pedras nos rins, pois ela impede a calcificação nos vasos sanguíneos e nos rins também, incluindo a prevenção do acúmulo de cálcio nas artérias ao redor do coração;
  • A prevenção do endurecimento das artérias, o que evita a pressão alta;
  • Remoção do excesso de cálcio da pele, o que evita o envelhecimento precoce;
  • E também a remoção do excesso de cálcio do cérebro, prevenindo as calcificações que podem causar desde problemas de memória e alterações de humor até crises convulsivas.

Vitamina K2: Perigos

Mas é claro que todo excesso, até mesmo de nutrientes, é prejudicial ao organismo. O excesso de vitamina K2 é perigoso porque pode aumentar o risco de formação de coágulos, trombose e embolia pulmonar, pode resultar na perda da função do fígado, interferir ou impedir a absorção de outras vitaminas lipossolúveis, que são as vitaminas A, E e D, e prejudicar o efeito de medicamentos anticoagulantes.

Esse excesso raramente acontece quando a vitamina K é obtida de fontes naturais, o perigo está em fazer a suplementação de maneira inadequada, sem necessidade e em grandes quantidades.

E a vitamina K não é um anticoagulante natural, como já foi divulgado nas redes sociais. Pelo contrário, ao invés de impedir a coagulação, ela favorece a coagulação sanguínea.

Alimentos ricos em vitamina K2

Os alimentos ricos em vitamina K2 são de origem animal, como ovos, leite e derivados, fígado e queijos fermentados.

Existe um prato japonês chamado Natto que é o alimento mais rico em vitamina K2, ele é feito com soja fermentada. Tanto que muitos suplementos da vitamina K2 são produzidos a partir da soja fermentada também.

Cada 100 g de Natto contém 1298 mcg de vitamina K2, o que já ultrapassa bastante as necessidades diárias dessa vitamina, que eu já vou te falar quais são.

Ingestão diária: Quando suplementar?

A ingestão diária recomendada da vitamina K2 para adolescentes entre 14 e 18 anos é de 75 mcg ao dia, incluindo gestantes e mulheres que estão amamentando. A partir dos 19 anos, a quantidade aumenta para 90 mcg ao dia para mulheres e 120 mcg ao dia para homens.

A suplementação com a vitamina K geralmente não é necessária, mas a vitamina K ou K2 pode ser indicada em alguns casos, como no tratamento da osteoporose, em pacientes com hemorragias ou antes de cirurgias para evitar sangramentos em quem já tem tendência a desenvolvê-los.

A suplementação só deve ser feita se a deficiência ou a necessidade for diagnosticada por um especialista. Quando essa deficiência acontece, o principal sintoma são os sangramentos no organismo.
Ah, e existe, ainda, a vitamina K3, a menadiona, que é sintético, ou seja, não é natural, e quando ingerida pode ser convertida na vitamina K2 no intestino.

Vitamina K2 MK7 / Vitamina K2 + Vitamina D

E falando em suplementação, os suplementos de vitamina K2 na forma MK7, que é a menaquinona-7, possuem uma maior biodisponibilidade e uma atividade mais elevada do que a menaquinona-4, ou MK4.

A vitamina K2 também pode ser encontrada em associação com a vitamina D, principalmente com a D3, porque potencializa a ação dessa vitamina quando elas são utilizadas juntas, ressaltando que as duas são vitaminas lipossolúveis.

 

Atualizado em: 09/01/2023 na categoria: Vitaminas