Para que serve Tracrium?

Tracrium é um medicamento que conta com a ação de relaxamento dos músculos, sendo recorrido principalmente durante procedimentos cirúrgicos para proporcionar bem-estar ao paciente.

Como o seu é muito comum, é possível também que surjam dúvidas com relação ao remédio, então reunimos abaixo as principais informações sobre ele conforme constam em sua bula, mas de forma mais simples para que possa entender melhor. Confira:

Indicações

O uso de Tracrium é indicado para a anestesia geral, propiciando o relaxamento da musculatura esquelética ou a ventilação controlada durante a cirurgia, bem como para o seguimento do tratamento de pacientes em áreas como a Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Nesse sentido, além de funcionar como auxílio cirúrgico, ainda colabora para a realização de possíveis intervenções posteriores que podem se fazer importantes, a exemplo da inserção de tubos para respiração.

Como Usar?

Esse é um medicamento de uso injetável que deve ser utilizado somente diante da devida supervisão médica, uma vez que questões como a dosagem também devem passar pela sua análise, evitando reações indesejadas.

Inclusive, acerca da dosagem, que é ministrada de acordo com peso do paciente, a bula nos mostra o seguinte:

  • Posologia para adultos – administrar 0,4 a 0,5 mg de Tracrium por kg de peso corporal;
  • Posologia para crianças entre 1 mês e 2 anos – administrar 0,3 a 0,4 mg de Tracrium por kg de peso corporal.

Assim, aproveito para ressaltar que a periodicidade do seu uso, bem como a duração do tratamento, são detalhes que poderão ser mudados apenas pelo médico, não faça interferências sem a devida indicação do mesmo.

Contraindicações

O uso de Tracrium é contraindicado nos seguintes casos:

  • Pacientes com asma;
  • Pacientes que apresentam hipersensibilidade ao dibesilato de atracurium.
  • Mulheres grávidas e lactantes.

Caso você se inclua em qualquer um desses grupos ou tenha qualquer outro histórico de doenças e alergias, não deixe de salientar o contexto ao seu médico, assim ele poderá prescrever a melhor medicação para você sem que ela venha a interferir negativamente no quadro.

Efeitos Colaterais

Conforme ocorre com o uso de praticamente todos os medicamentos, há reações adversas comuns que são esperadas diante do uso do Tracrium, sendo esses efeitos colaterais já descritos em sua bula para que não haja pânico nos pacientes.

Nesse sentido, os principais efeitos percebidos mediante o uso são os seguintes:

  • Corar facilmente;
  • Pressão baixa leve;
  • Broncoespasmo (contração dos brônquios, impedindo a respiração);
  • Fraqueza muscular;
  • Doenças musculares.

Ou seja, não precisa se assustar com esses sintomas, já que eles são comuns. No entanto, a persistência dos mesmos pode refletir a necessidade de um maior atenção, ressaltando a importância da realização do acompanhamento médico de forma contínua.

Atualizado em: 02/11/2023 na categoria: Relaxantes Musculares