O cloridrato de tansulosina gera muitas dúvidas nos homens: será que ele causa impotência? E será que as mulheres podem utilizá-lo?
Para que serve o cloridrato de Tansulosina?
O cloridrato de tansulosina é um medicamento genérico que serve para tratar os sintomas da hiperplasia prostática benigna, que é o aumento benigno da próstata.
O aumento benigno da próstata pode causar dificuldade para urinar. A tansulosina vai agir relaxando a musculatura da próstata e da uretra, facilitando a saída da urina, e é indicada apenas para homens a partir dos 16 anos de idade.
Como usar
O cloridrato de tansulosina começa a fazer efeito em 4 a 8 horas após ser ingerido. O tratamento geralmente é feito com uma dose única diária de uma cápsula de 0,4 mg tomada após o café da manhã, ou a critério médico.
A cápsula deve ser ingerida inteira, por via oral, com um pouco de líquido e o tratamento deve ser acompanhado pelo médico sem ser interrompido por conta própria. Siga sempre as orientações médicas!
Efeitos colaterais: Causa impotência?
Algo que preocupa bastante os homens que vão iniciar o tratamento com a tansulosina é a possibilidade de sofrer com alguns efeitos colaterais, incluindo a impotência, que é a disfunção erétil. A bula do medicamento traz os distúrbios da ejaculação como um efeito colateral comum que afeta 10% dos pacientes que o utilizam, que podem incluir ejaculação precoce ou ejaculação retardada, mas a tansulosina não interfere em nada a potência da ereção e nem altera os hormônios sexuais, por isso não causa impotência.
A tontura também é uma reação comum do medicamento e algumas reações incomuns são listadas na bula, como dor de cabeça, palpitações, queda da pressão ao se levantar, rinite, prisão de ventre, diarreia, enjoos e vômitos, além de vermelhidão na pele, coceira, urticária e sensação de fraqueza. O desmaio é uma reação rara.
Uso feminino da Tansulosina
E apesar da bula da tansulosina deixar bem claro que o uso do medicamento não deve ser feito por mulheres, o uso feminino existe, é prescrito, inclusive, por médicos, para facilitar a passagem e expulsão de pedras nos ureteres, que são estruturas que ligam os rins à bexiga.
Nesses casos, a tansulosina é mais eficaz quando os cálculos estão mais próximos da bexiga e são pequenos, medindo cerca de 6 a 7 mm, sem infecção associada, dilatação ou dores significativas.
Serve para pedra nos rins?
E eu já aproveito para responder se a tansulosina serve para ajudar a expelir as pedras nos rins, e a resposta é não, apenas as pedras ureterais conseguem ser expelidas através da ação do ativo, tanto em homens quanto em mulheres.
Contraindicações
Esse medicamento não deve ser utilizado por pessoas alérgicas a qualquer componente de sua fórmula, por quem tem insuficiência hepática grave ou histórico de queda da pressão ao levantar-se e por quem faz tratamento com algum medicamento que afeta severamente o funcionamento do fígado, como o cetoconazol.
Preço e medicamento referência
Uma caixa com 30 comprimidos da Tansulosina custa de R$ 70,00 a R$ 130,00. Seu medicamento de referência é o Secotex.
Atualizado em: 08/08/2022 na categoria: Dúvidas sobre Remédios