Stugeron é um medicamento que possui eficácia comprovada no tratamento da enxaqueca e aterosclerose, apresentando um alívio rápido para alguns dos seus principais sintomas, o que garante ao paciente uma maior sensação de bem-estar.
Para que possa seguir conhecendo melhor sobre o remédio a partir das informações contidas em sua bula, confira as explicações simplificadas que reunimos logo abaixo para você:
Indicações
Conforme citamos, questões como a Enxaqueca e a Aterosclerose podem ser tratadas diante do uso correto do Stugeron conforme a indicação médica, melhorando as consequências dos problemas que incluem sintomas como a tontura.
Mas de modo mais geral, há indicações mais amplas diante das quais o medicamento apresenta resultados positivos, sendo elas as seguintes:
- Prevenção e tratamento dos sintomas de espasmo vascular cerebral e arteriosclerose: tontura, cansaço, zumbido no ouvido, dor de cabeça, irritabilidade, distúrbios do sono, perda de memória, incontinência urinária e falta de concentração;
- Tratamento de sequelas de traumas no cérebro;
- Enxaqueca;
- Prevenção e tratamento dos sintomas causados por distúrbios circulatórios periféricos, como: distúrbios alimentares, pré-gangrena, feridas, desconforto, dor e queimação na pele, câimbra noturna, mão e pés frios;
- Problemas com o equilíbrio;
- Prevenção dos distúrbios de movimento.
Como Tomar/Dosagem
De acordo com as informações contidas em sua bula, Stugeron deve ser tomado, preferencialmente, após as refeições. A dose máxima recomendada é de 225 mg por dia, podendo seguir com um intervalo de 8 ou 6 horas entre uma comprimido e outro de acordo com a recomendação do seu médico.
O seu consumo ocorre através de via oral, havendo a possibilidade utilizar água para facilitar a ingestão. Vemos ainda que diante de cada quadro específico há uma dosagem sugerido, sendo elas as seguintes:
- Distúrbios circulatórios cerebrais: dose usual de 25 mg, a cada 8 horas, ou 75 mg em dose única diária;
- Distúrbios circulatórios periféricos: 2 a 3 comprimidos de 25 mg, a cada 8 horas, ou 2 a 3 comprimidos de 75 mg ao dia;
- Distúrbios do equilíbrio: 25 mg a cada 8 horas, ou dose única diária de 75 mg;
- Distúrbios do movimento: 25 mg meia hora antes de viajar. Repetir a dose a cada 6 horas.
No entanto, as dosagens podem passar por alterações de acordo com o seu caso individual. E vale a pena ressaltar também que é fundamental dar continuidade ao tratamento, bem como seguir com consultas constantes para perceber os seus efeitos junto ao médico responsável pelo seu quadro.
Contraindicações
É muito importante que ao realizar uma consulta médica fale sobre possíveis alergias ou histórico de doenças, uma vez que medicamentos como o Stugeron possuem contraindicações, ou seja, contextos nos quais o seu uso não é indicado.
Nesse sentido, vemos que não deve ser utilizado pelos alérgios aos componentes presentes em sua fórmula, principalmente a Cinarizina. Já no caso de pacientes com Doença de Parkinson, a atenção ao tratamento deve ser ainda maior.
No caso de mulheres grávidas, é possível utilizar o medicamento quando prescrito, sendo igualmente importante seguir com as consultas de acompanhamento. Já durante o período de amamentação, não é recomendado o uso de Stugeron.
Efeitos Colaterais
É comum que o uso de medicamentos, principalmente nos primeiros dias, gerem reações adversas, ou seja, efeitos colaterais que podem ser percebidos e podem até mesmo causar certo receio no que diz respeito a continuidade do tratamento.
Entre os efeitos mais comuns do Stugeron, estão os seguintes:
- Insônia;
- Desconforto no estômago, principalmente depois das refeições;
- Ganho de peso;
- Tempo de sono prolongado durante a noite;
- Vômitos;
- Dor de estômago;
- Suor excessivo;
- Cansaço;
- Lesões na pele causadas por coceira intensa;
- Bolhas na pele;
- Bolhas na boca.
Vale ressaltar que esses são efeitos esperados e no geral não representam riscos, mas de toda maneira siga com o acompanhamento médico para a percepção mais rápida de possíveis problemas. Não pause o tratamento sem indicação médica!
Composição
Aos alérgicos, deve ser considerada a seguinte composição do medicamento para evitar reações inesperadas que podem, inclusive, agravar o quadro do paciente:
- Cada comprimido de Stugeron 25 mg contém: 25 mg de cinarizina (substância ativa) e excipientes: amido, lactose, óleo vegetal hidrogenado, povidona, sacarose e talco;
- Cada comprimido de Stugeron 75 mg contém: 75 mg de cinarizina e excipientes: amido, corante amarelo crepúsculo, estearato de magnésio, lactose, povidona, sacarose e talco.
Preço
O preços de Stugeron é de cerca de R$32, não sendo um medicamento disponibilizado gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o que significa que irá precisar de fato contar com esse gasto para seguir com o uso do remédio ao longo do tratamento.
Atualizado em: 02/11/2023 na categoria: Vasodilatadores