Pular corda sempre foi e ainda é uma das brincadeiras preferidas tanto de crianças como adultos. Inclusive existem competições de pular corda onde se inovou a forma convencional acrescentando outras cordas, pulando no ritmo de músicas e com movimentos diferenciados o que aumentou seu grau de dificuldade.
Mas além da prática por diversão, muitos estudos vêm demonstrando seus benefícios para a saúde, então não sai desse post, pois vou explicar tudo!
Pular corda é um exercício físico que atua muito bem na conexão entre corpo e cérebro, isso porque trabalha nosso corpo como um todo, principalmente os músculos deixando-os mais rápidos, resistentes e fortes, além de exercitar a concentração, equilíbrio, calma e a coordenação motora. O melhor de tudo é que é uma atividade extremamente acessível em relação a preço, você só precisa comprar a corda e praticar em um local plano.
Então, para lhe incentivar a pular corda trouxe aqui alguns de seus benefícios para a saúde:
Queima muita caloria: Comparando com uma caminhada, se você pular corda por pelo menos 20 minutos queima 350 calorias, sendo que para conseguir essa mesma quantidade, você precisa caminhar por 45 minutos. No entanto, a prática deve ser associada a uma alimentação equilibrada e saudável para haver melhores resultados.
Auxilia na saúde da pele: Para ter uma pele bonita, você precisa se exercitar;
Aumenta o fluxo sanguíneo, dessa forma levando mais nutrientes para a pele;
Promove a eliminação de toxinas pelo suor atraves do sistema linfático;
Reduz o estresse, ansiedade e tensão do dia a dia;
Auxilia no equilíbrio hormonal, por isso que é recomendado a prática de exercícios físicos para regulação hormonal em mulheres que chegaram a menopausa;
É bom para o coração e pulmao: pular corda auxilia na oxigenação do sangue, devido ao aumento do fluxo sangúineo. Ajuda na manutenção da pressão arterial e diminui a sensação de cansaço.
Apesar de ser uma otima atividade física, devemos tomar alguns cuidados antes de iniciar: você deve pular corda sempre em uma superfície plana, escolher um tênis com um bom amortecimento para evitar grandes impactos nos joelhos e articulações e beber água durante a prática para evitar desidratação.
Pular corda é contra indicado a pessoas com problemas nas articulações ou para quem já sofre de dores nos joelhos, quadris, tornozelos, por exemplo para evitar maiores danos, contra indicado também para grávidas, pois pode haver um descolamento da placenta.
Atualizado em: 29/06/2023 na categoria: Benefícios