Pondera, um similar, cujo genérico é o cloridrato de paroxetina, serve para tratar a depressão maior, com ou sem ansiedade, além de outros distúrbios psiquiátricos.
Pondera serve para tratar a depressão, o comportamento obsessivo, os ataques de pânico e a ansiedade, incluindo o estresse pós-traumático.
Ele é indicado apenas para adultos, pacientes maiores de 18 anos, para o tratamento do Transtorno depressivo maior, incluindo os casos em que outros medicamentos antidepressivos não conseguiram tratar a condição.
O Transtorno depressivo maior é aquela depressão persistente, com tristeza constante e perda de interesse pelas coisas que antes eram agradáveis e importavam para o paciente, que o impede de realizar atividades simples do dia a dia, de levantar da cama, de se socializar, de se alimentar e até tomar banho, por exemplo.
Pondera também trata o comportamento obsessivo ou compulsivo causado pelo TOC, o Transtorno Obsessivo-Compulsivo; os ataques de pânico, inclusive a agorafobia, que são os ataques causados pelo pavor de lugares abertos; trata a ansiedade generalizada, que acompanha o paciente em sua rotina, diminuindo bastante sua qualidade de vida e sua socialização; e também trata o transtorno do estresse pós-traumático, que acontece após um evento traumático na vida de uma pessoa, como um acidente, um assalto ou um desastre natural.
Como age?
O Pondera tem como princípio ativo o cloridrato de paroxetina. O seu medicamento de referência é o Paxil, você pode comprá-lo na forma genérica ou similares, como o próprio Pondera, o Roxetin, Zyparox e Aropax, entre outros, disponíveis em comprimidos revestidos de 10, 15, 20, 25, 30 e 40 mg.
O Pondera tem propriedade antidepressiva e faz parte da classe dos Inibidores Seletivos da Recaptação da Serotonina (ISRS), que são antidepressivos mais atuais que servem para tratar tanto a depressão quanto a ansiedade. Isso acontece porque ele age aumentando a quantidade de serotonina entre os neurônios, que é o neurotransmissor que promove a sensação de bem-estar e do humor, regula o sono e a apetite, os batimentos cardíacos, a temperatura corporal e é conhecido justamente como o “hormônio da felicidade”.
O Pondera só pode ser comprado com a apresentação e retenção da receita médica e custa entre R$ 45 e R$ 270,00, a depender da concentração do ativo e da quantidade de comprimidos também.
Ele começa a fazer efeito em um período entre 2 e 12 semanas, por isso é preciso ter paciência no início do tratamento até que os seus efeitos sejam notados.
Uma das maiores vantagens em utilizar a paroxetina é que ela é eficaz no tratamento da depressão associada à ansiedade, lembrando que crianças e adolescentes não devem utilizá-la e, nos idosos, recomenda-se o uso de outros antidepressivos mais adequados que ofereçam menos riscos, ou até mesmo o Pondera XR, principalmente para os idosos que já sofrem com perdas cognitivas, já que a paroxetina pode agravar essas disfunções.
Tratamento
Vamos para o tratamento utilizando o Pondera. Ele é feito com uma dose única por dia, com os comprimidos tomados durante o café da manhã, com um copo de água, como orienta o fabricante.
As doses podem variar de 10 mg a 60 mg ao dia. No caso dos idosos a partir dos 65 anos de idade, a dose máxima diária é de 40 mg.
O tratamento dura vários meses e não deve ser interrompido por conta própria.
É importante ressaltar que no início do tratamento alguns sintomas da ansiedade podem aumentar, assim como os pensamentos e comportamentos suicidas, por isso os pacientes que já apresentaram esse tipo de comportamento devem ser acompanhados de perto principalmente no início do tratamento.
Pondera XR
Esclarecendo mais uma dúvida pra vocês, o Pondera XR é o Pondera com comprimidos de liberação modificada. São comprimidos com 12,5 e 25 mg que possuem algumas indicações diferentes. Além de tratar depressão, ansiedade, ataques de pânico e o Transtorno Obsessivo Compulsivo, ele também é indicado para tratar o transtorno disfórico pré-menstrual e a sensação de muita ansiedade ou nervosismo em situações em que é preciso se socializar, excluindo o transtorno de estresse pós-traumático.
Nesse caso, as doses indicadas para adultos variam de 1 a 5 comprimidos de 12,5 mg por dia. Para os idosos com mais de 70 anos, a dose máxima recomendada é de 2 comprimidos de 25 mg por dia.
Pondera causa impotência? Dá sono?
Alguns dos efeitos colaterais mais comuns de Pondera são a impotência e a ejaculação precoce, assim como enjoos, sonolência, ganho de peso, o aumento do suor e perda da força muscular.
Atualizado em: 08/09/2022 na categoria: Antidepressivos