Hoje eu vou falar sobre Plabel, é um medicamento similar ao Plasil e você vai saber mais sobre a bula simplificada desse medicamento: para que serve, como age, posologia e muito mais.
Para que serve Plabel?
Plabel é um medicamento antiemético indicado para tratar enjoos e vômitos após cirurgias, causados por doenças metabólicas e infecciosas ou pelo uso de medicamentos.
Ele é composto pela metoclopramida, que age acelerando a passagem dos alimentos do estômago para o intestino ao estimular as contrações musculares do sistema gastrintestinal e fechar a passagem entre o esôfago e o estômago, acelerando, também, o trânsito intestinal.
O início da ação de Plabel acontece em 30 a 60 minutos após a sua ingestão. Ele é um medicamento similar, Plasil é a marca de referência no mercado e genérico é o cloridrato de metoclopramida.
Tratamento (Posologia)
O tratamento com Plabel para adultos é feito com a dose usual de 1 comprimido, 3 vezes ao dia, por via oral, meia hora antes das refeições.
A dose máxima diária da metoclopramida é de 30mg e o tratamento com Plabel não deve durar mais que 5 dias ou de acordo com a orientação médica.
Lembrando que pacientes diabéticos podem ter a necessidade de insulina aumentada durante o tratamento com Plabel.
E para os pacientes com problemas na função dos rins, o recomendado é reduzir a dose diária pela metade, já que a excreção da metoclopramida acontece principalmente pelos rins.
Durante a gravidez, Plabel pode ser utilizado apenas com orientação médica. Durante a amamentação o uso não é recomendado, pois a metoclopramida passa para o leite materno e pode causar efeitos colaterais no bebê.
Efeitos colaterais mais comuns
Os efeitos colaterais mais comuns durante o uso de Plabel incluem sonolência, depressão, diarreia, fraqueza muscular, pressão baixa, sintomas extrapiramidais, síndrome parkinsoniana e inquietude.
Algumas reações incomuns de Plabel são os movimentos involuntários, uma condição conhecida como discinesia, a diminuição do nível de consciência, alucinações e reações alérgicas.
Contraindicações
Mas atenção às contraindicações – Plabel não pode ser utilizado por pessoas alérgicas a qualquer componente de sua fórmula, por pacientes com sangramento, obstrução ou perfuração em algum órgão do sistema gastrintestinal, com histórico de discinesia tardia, feocromocitoma suspeito ou confirmado, Parkinson, metemoglobinemia e epilepsia.
Quem usa medicamentos que podem causar reações extrapiramidais, levodopa e medicamentos para o Parkinson também não podem utilizar o medicamento, assim como crianças menores de 1 ano.
Preço
Para finalizar, o preço – a caixa com 20 comprimidos de Plabel custa em torno de R$ 13,00.
Atualizado em: 09/11/2022 na categoria: Antieméticos