Percof é um medicamento antitussígeno indicado para o tratamento da tosse de diferentes causas, associado ou não a outros medicamentos, como os antibióticos e antialérgicos.
Como age?
O princípio ativo de Percof é a levodropropizina, que atua inibindo o arco reflexo da tosse através da diminuição da excitabilidade dos receptores nos brônquios e nos alvéolos.
A tosse de diferentes causas pode ser aliviada com o Percof, mas é importante ressaltar que ele não combate a causa da tosse nos casos de infecções respiratórias causadas por bactérias ou alergias. Por isso, o tratamento da tosse pode ser associado a outros medicamentos prescritos pelo médico depois de diagnosticada a origem do sintoma.
Percof xarope tem 6 mg de levodropropizina por ml e é possível encontrar a versão genérica com o mesmo nome de seu princípio ativo.
Percof é expectorante?
Uma dúvida bastante comum sobre o Percof é se ele é expectorante, se ele também ajuda a soltar e expulsar o catarro mais facilmente, e a resposta é não, o Percof pertence à classe dos medicamentos antitussígenos e não apresenta qualquer mecanismo de ação sobre as secreções produzidas pelas infecções respiratórias. E ele também não é antialérgico. Caso você esteja com tosse alérgica, ele até pode aliviar esse sintoma, mas não vai tratar a sua causa, que é a alergia.
Posologia
Quanto à posologia, para adultos e crianças acima de 12 anos, a dose indicada é de 10 mL, até 3 vezes ao dia, com um intervalo mínimo de 6 horas entre uma e outra dose.
Para crianças que têm entre 2 e 12 anos de idade, a dose pediátrica indicada é de 1 mg por kg até 3 vezes ao dia e a dose total diária é de 3 mg por kg.
Os seguintes esquemas posológicos também pode ser seguido:
- Para crianças com 10 a 20 kg: 3 mL do xarope até três vezes ao dia;
- E para crianças com 21 a 30 kg: 5 mL do xarope até três vezes ao dia.
Lembrando que Percof não deve ser administrado com alimentos e o tempo máximo de tratamento é de 7 dias. Caso a tosse persista após esse período, o uso do xarope deverá ser descontinuado e o médico deverá ser consultado.
Efeitos colaterais
Os efeitos colaterais que podem ocorrer durante o uso do Percof Xarope incluem enjoos, vômito, azia, desconforto abdominal e diarreia, além de cansaço, fadiga, sonolência, diminuição da consciência, sensação de torpor, vertigem e dor de cabeça. E também pode haver palpitações.
Contraindicações
Quanto às contraindicações, o uso do Percof não deve ser utilizado por pacientes alérgicos a qualquer componente de sua fórmula e para pacientes com redução dos movimentos ciliares, produção de secreção em excesso pelos brônquios e insuficiência hepática grave.
Ele também não é indicado para uso durante a gravidez e amamentação e para crianças com menos de 2 anos de idade.
Preço
O preço do frasco com 120 ml do Percof Xarope varia de R$ 33,00 a R$ 40,00.
Atualizado em: 03/08/2022 na categoria: Antitussígenos