A Paraqueimol é uma pomada indicada para tratar queimaduras e infecções de pele, voltada tanto para uso adulto quanto pediátrico e podendo ser indicada pelo médico para o alívio rápido dessas questões.
Ao comprar ela virá acompanhada da bula, mas logo abaixo reunimos as principais informações contidas nela para simplificar o entendimento sobre e evitar que surjam dúvidas diante do uso, confira:
Indicações
Conforme mencionamos, a sua indicação de uso é voltada para casos onde há queimaduras e infecções na pele, sobretudo Piodermites que são infecções causadas especificamente por bactérias, o que deve ser analisado e diagnosticado pelo médico.
A partir disso, trata também as possíveis consequências que podem surgir, a exemplo de inchações na pele e ferimentos, comuns principalmente quando se tratam de queimaduras e podem ser facilmente identificados.
Como Usar
Para usar o medicamento, é preciso saber a forma correta de fazer isso. No caso da pomada Paraqueimol, o uso é tópico, ou seja, deve somente utilizá-la sobre a pele na parte específica onde há a presença da lesão.
Vale ressaltar a importância de fazer isso com cuidado para evitar que o caso se agrave. Então, comece lavando bem a área afetada e também as suas mãos para realizar a aplicação de forma devida, sem fazer com que a região tenha contato com outras bactérias.
O ideal é passar uma camada fina da pomada, já que o exagero não vai acelerar os efeitos e apenas vai gerar um desperdício do produto. Após a aplicação, cubra o local com gaze, que deve ser fixada com o uso de esparadrapo ou atadura.
É ainda sugerido que o uso seja feito 2 vezes ao dia por uma semana, quando já poderá ver melhoras.
Contraindicações
O uso de Paraqueimol é contraindicado em pacientes que apresentem hipersensibilidade a quaisquer componentes da fórmula, ou seja, caso sua pele já seja normalmente sensível a pomada pode não funcionar e até mesmo piorar o caso.
Por esses e outros fatores é que ela não deve ser utilizada sem que parta de uma indicação médica, uma vez que esse profissional poderá perceber atentamente o estado da sua pele para indicar o melhor tratamento para ela.
Efeitos Colaterais
A partir do uso da Paraqueimol podemos evidenciar o surgimento de reações adversas mais comuns, o que a princípio não deve gerar alarmes pois é apenas o efeito colateral do uso, como acontece com toda medicação.
Nesse sentido, os principais efeitos colaterais associadas a pomada em questão são os seguintes:
- Coceira;
- Vermelhidão;
- Irritação;
- Ardor.
Contudo, ainda que eles estejam previstos na bula é essencial que sejam acompanhados para evitar reações que fogem do comum. Por isso, perceba as mudanças que terá diante do uso e comunique ao médico qualquer anormalidade.
Gravidez e Lactação
Não são previstas contraindicações dessa pomada para gestantes e lactantes. Sendo assim, caso o uso tenha partido de uma indicação médica, é possível utilizar normalmente, inclusive no primeiro trimestre da gravidez que é um período mais delicado.
Composição
Conforme a análise da bula, podemos verificar que Paraqueimol contém as seguintes substâncias:
- Sulfacetamida sódica;
- Trolamina;
- excipientes – cera branca, dióxido de silício, petrolato líquido, parafina sólida e água.
Preço
Paraqueimol custa em torno de R$ 18, podendo haver variações tanto para mais quanto para menos de acordo com o local onde irá realizar a compra. Por sinal, não esqueça de ir acompanhado da receita médica para comprá-la.
Paraqueimol é Antibiótico?
Paraqueimol é um ótimo antibacteriano, ou seja, impede a reprodução das bactérias. Por isso, também pode-se dizer que paraqueimol é um antibiótico, agindo diretamente no combate desses agentes externos.
Atualizado em: 21/07/2023 na categoria: Antibacterianos