A sucupira é uma árvore nativa aqui do Brasil com propriedades que ajudam a aliviar dores e inflamações.
O que é e para que serve a sucupira?
A sucupira branca (Pterodon emarginatus Vogel) tem ação comprovada no tratamento de dores e inflamações no corpo, principalmente as inflamações relacionadas às doenças reumáticas. Ela também possui propriedades antioxidante, cicatrizante, antimicrobiana e antitumoral.
A sucupira branca serve para:
- Diminuir a inflamação nas articulações, auxiliando no tratamento da artrite, artrose, fibromialgia, hérnia de disco e outras doenças reumáticas;
- Combater a fadiga e a dor nas costas;
- Aliviar as dores causadas pela artrite gotosa;
- Auxiliar no tratamento de inflamações de pele, das amígdalas e aliviar dores de garganta;
- Acelerar a cicatrização de feridas na pele;
- Diminuir a glicose no sangue, auxiliando no tratamento do diabetes tipo 2, sem substituir os medicamentos utilizados.
A sucupira é uma árvore grande e exuberante, com flores lilases e roxas que chamam a atenção. E além da sucupira branca, a sucupira preta também é utilizada para fins medicinais. Ela é de outra espécie, mas pertence à mesma família (Bowdichia major Mart) e a aparência é semelhante.
Por ter propriedades antitumoral e antioxidante, a sucupira pode promover uma ação anticancerígena, principalmente contra o câncer de próstata, suprimindo as células doentes.
Ela também é utilizada, em alguns casos, para aliviar as dores causadas pela quimioterapia, sempre com a orientação do médico.
E tem mais benefícios. A sucupira também:
- Diminui os níveis de ácido úrico no sangue;
- Auxilia no tratamento de úlceras no estômago e gastrite, porque também tem propriedade antiulcerosa;
Alivia cólicas; - E auxilia no tratamento de cistos nos ovários e no útero e da gonorreia.
Como usar a sucupira?
O uso da sucupira para fins medicinais pode ser feito em forma de chá, óleo, tinturas, extratos e suplementos naturais na forma de cápsulas. As partes da árvore que são utilizadas são as sementes, na maioria das vezes, a casca e parte de suas raízes.
Chá de sementes
As sementes de sucupira liberam um óleo e podem ser utilizadas para fazer o chá. Elas devem ser quebradas com um martelo de cozinha. São utilizadas 4 sementes para um litro de água: é só levar a água com as sementes ao fogo, deixando ferver por 10 minutos. Depois é só coar e beber ao longo do dia.
E vai uma dica: o óleo liberado pelas sementes durante a fervura gruda na panela e é muito difícil de ser removido. Por isso, o ideal é reservar uma panela para ser utilizada apenas para fazer esse chá.
Óleo
A recomendação geral da ingestão do óleo de sucupira é de 3 a 5 gotas, que devem ser aplicadas diretamente na boca: 1 gota por vez, até 5 vezes durante o dia.
Extrato e tintura
O extrato da semente de sucupira e a tintura também podem ser consumidos. O extrato na dose de 0,5 a 2 ml por dia; e a tintura na dose de 20 gotas, 3 vezes ao dia.
Cápsulas
A recomendação geral do consumo das cápsulas é de 2 cápsulas de 500 mg ao dia.
Lembrando que as doses e a duração do tratamento devem ser indicadas pelo profissional.
Sucupira com canela de velho
Também é possível encontrar a sucupira associada à canela de velho em suplementos naturais, outra planta medicinal que serve para tratar dores e inflamações causadas por doenças reumáticas. Essa associação potencializa o efeito anti-inflamatório e analgésico, sendo indicada para pessoas com artrite, artrose, fibromialgia, tendinite, bursite e outros tipos de reumatismo.
Sucupira com vinho
Outra forma de consumir é fazer uma garrafada de sucupira com vinho, que pode ser branco ou vinho tinto seco.
A garrafada é feita com 6 a 10 sementes grandes trituradas e uma garrafa de vinho. A mistura deve ficar descansando por alguns dias e depois o vinho é coado. A dose geralmente utilizada é de 10 a 20 ml por dia, que pode ser diluída em água.
Lembre-se de consultar o médico, o nutricionista ou farmacêutico antes de usar qualquer remédio natural feito a partir de plantas medicinais. Nós não recomendamos a automedicação!
Cloreto de Magnésio com Sucupira
Outra associação da sucupira é com o cloreto de magnésio em suplementos naturais, que também atua contra dores, é depurativo e equilibra o PH. A indicação do suplemento é o tratamento de doenças reumáticas também.
Sucupira emagrece?
Respondendo, agora, a uma dúvida bastante comum sobre a sucupira: ela não emagrece! A sucupira não promove nenhum efeito sobre o metabolismo, não inibe o apetite, nem queima ou elimina gorduras, por isso não induz à perda de peso.
Efeitos colaterais
De modo geral, a ingestão da sucupira é bem tolerada e não apresenta efeitos colaterais. Mesmo assim, o ideal é fazer o uso sob a orientação de uma nutricionista.
Contraindicações
E apesar de ter origem natural, a ingestão da sucupira tem contraindicações. Ela não pode ser utilizada por mulheres grávidas ou que estejam amamentando, nem por crianças com menos de 12 anos de idade.
Pacientes com problemas nos rins ou no fígado devem utilizá-la com moderação, com orientação médica, assim como pacientes em tratamento do câncer.
Atualizado em: 23/11/2023 na categoria: Anti-inflamatórios, Naturais