Pamidrom é usado para o tratamento de elevações do índice de cálcio no sangue, o que podemos ocorrer em diversas situações, estando entre elas o câncer. Sua substância ativa atua sobre o tecido ósseo, ou seja, o medicamento é indicado, principalmente, para problemas ósseos.
Pamidrom pode ser encontrado no mercado em forma de solução injetável (injeção) e é claro, como toda medicação, sua compra deve ser feita somente mediante indicação médica, estando em posse de uma receita que formalize essa solicitação.
Indicações
O aumento dos níveis de cálcio no sangue é capaz de gerar também a aceleração da destruição óssea, sendo o combate a essa questão a principal indicação de uso do Pamidrom. que apresenta bons resultados nesse sentido.
De tal maneira, entre os problemas nos quais atua para a devida melhora, podemos citar de maneira mais específica os seguintes:
- Câncer nos ossos;
- Câncer na medula óssea;
- Hipercalcemia (excesso de cálcio no sangue) induzida por tumor;
- Doença óssea de Paget.
Como Tomar/Dosagem
Pamidrom deve sempre ser diluído e administrado lentamente nas veias, demandando o preparo de um injeção com cerca de 10ml de diluente, que posteriormente ainda deve ser acrescentado ao soro, que pode ser o próprio soro fisiológico.
Mas vale ressaltar que a aplicação deve ser feita no hospital, inclusive porque o médico deve perceber detalhes como a quantidade de infusões que serão feitas e ainda o tempo de pausa entre a realização das mesmas.
Além disso, possíveis reações devem ser acompanhadas pelos profissionais de saúde, a quem deve comunicar incômodos como inchaço ou dores.
Contraindicações
O uso de Pamidrom é contraindicado em pacientes que apresentam hipersensibilidade conhecida a Pamidrom ou a outros bisfosfonatos, uma vez que nesses casos pode apresentar uma série reação alérgica, agravando o estado de saúde.
Outro ponto diz respeito a forma de aplicação que de nenhuma maneira deve ser administrada diretamente na veia, além de outras especificidades as quais o profissional de saúde deve se atentar.
Efeitos Colaterais
Toda medicação pode apresentar reações adversas como resultado do seu uso e não é diferente no caso do Pamidrom que tem sintomas associados ao uso. Dentre eles, os mais comuns são os seguintes:
- Hipocalcemia assintomática (falta de cálcio no corpo);
- Febre;
- Reações no local da injeção – dor, vermelhidão, inchaço, endurecimento;
- Dor óssea que vai e vem;
- Dor nas articulações;
- Dor nos músculos;
- Dor generalizada;
- Enjoos e vômitos;
- Tonturas;
- Dor de cabeça;
- Linfocitopenia (baixa quantidade de linfócitos no sangue);
- Baixa quantidade de magnésio no sangue.
Por mais que eles constem na bula, não deixe de buscar por auxílio médico em caso de persistência dos sintomas, o que pode evidenciar que há algo de errado.
Gravidez e Lactação
Pamidrom só deve ser administrado durante a gravidez em casos de tratamento crônico de hipercalcemia e ainda assim pode não ser a melhor indicação, por isso essa informação deve ser passada ao médico, assim como nos casos das lactantes.
Composição
Analisando a composição desse medicamento, podemos ressaltar a presença dos seguintes Excipientes: Manitol, Ácido fosfórico e Hidróxido de sódio.
Preço
O preço do Pamidrom é de cerca de R$500, sendo possíveis encontrar variações nesse valor, principalmente para mais.
Atualizado em: 06/07/2023 na categoria: Antineoplásicos - Tratamento de Tumores