Para que Serve o Omeprazol?

O omeprazol não é um simples remédio para dor no estômago! Hoje você vai ficar sabendo para que ele serve, como age, as doses indicadas nos tratamentos e mais dúvidas respondidas sobre esse medicamento.

O que é e como age o Omeprazol?

O omeprazol pertence à classe dos medicamentos inibidores da bomba de prótons e age diretamente nas células do estômago que produzem o ácido, diminuindo a sua produção.

É por isso que ele não é um simples remédio para dor no estômago, sendo indicado para tratar a dor apenas se ela for associada à acidez estomacal, sendo devidamente prescrito pelo médico.

Respondendo a uma dúvida frequente, o cloridrato de betaína não é omeprazol, são dois medicamentos diferentes: enquanto o omeprazol reduz a produção de ácido estomacal, o cloridrato de betaína repõe esse ácido.

Para que serve Omeprazol?


O omeprazol magnésico pode ser utilizado na forma de comprimidos; o omeprazol sódico, na forma injetável por via intravenosa.

Os dois tipos são indicados para tratar condições causadas pela produção excessiva de ácido no estômago e lesões na mucosa gástrica causada por esse ácido em excesso, como úlceras no estômago e no intestino, esofagite de refluxo e síndrome de Zollinger-Ellison.

Além de tratar, eles também são indicados aos pacientes com risco de aspiração do ácido estomacal durante cirurgias com anestesia geral.

O omeprazol magnésico em comprimidos possui, também, outras indicações: prevenção de úlceras nos pacientes com úlceras cicatrizadas e tratamento de manutenção em pacientes com esofagite de refluxo cicatrizada.

Falando em prevenção, o omeprazol pode ser indicado para pacientes em tratamento com anti-inflamatórios não esteroidais para prevenir as úlceras, já que os anti-inflamatórios agridem a mucosa gastrointestinal.

Outra indicação é a erradicação de H. pylori associado à úlcera no estômago e por último, o omeprazol magnésico em comprimidos também é indicado no tratamento de indigestão e dor estomacal associadas à acidez gástrica, incluindo outros sintomas, como azia e aquela sensação de queimação na boca do estômago.

Serve para gases e diarreia?

O Omeprazol não serve para tratar gases sem associação à indigestão e condições provocadas pelo excesso de acidez no estômago. Existem medicamentos mais adequados para tratar os gases, como os próprios antigases e os probióticos. E também não serve para diarreia.

Serve para enjoo?

O enjoo associado ao excesso de acidez também pode melhorar durante o tratamento com o omeprazol.

Como tomar?

As doses de omeprazol variam de acordo com a condição a ser tratada. A bula indica as doses recomendadas para cada uma delas, mas você deve seguir as orientações do médico, pois o omeprazol não deve ser utilizado por conta própria.

Para tratamento da indigestão, dores e sintomas associados à acidez estomacal, a dose inicial recomendada é de 10 mg, chegando a 20 mg uma vez ao dia. Se em 4 semanas o paciente não apresentar uma resposta adequada, ele deve ser reavaliado.

Os comprimidos devem ser ingeridos inteiros com meio copo de água, pela manhã, com ou sem alimentos.

Para os pacientes com dificuldade de engolir, o comprimido pode ser disperso em meio copo de água sem gás ou de suco de fruta, mexendo bem até que ele se desintegre completamente, sem restar nenhum microgrânulo. Feito isso, a solução deve ser ingerida em até 30 minutos.

Para tratamento de úlceras, a dose indicada também é de 20 mg uma vez ao dia, durante 4 a 8 semanas. A dose pode ser aumentada para 40 mg uma vez ao dia se necessário.

O tratamento das úlceras no duodeno, que é a parte inicial do intestino, costuma durar menos tempo, em torno de 2 semanas.

E para esofagite de refluxo, tratamento e prevenção de úlceras em pacientes que utilizam anti-inflamatórios não hormonais de forma contínua, a dose indicada também é de 20mg por dia, durante 4 a 8 semanas. Os casos graves de esofagite de refluxo podem ser tratados com uma dose diária de 40mg, de acordo com a bula.

Posso tomar omeprazol à noite?

E o omeprazol pode, sim, ser utilizado à noite, de preferência antes do jantar, desde que orientado pelo médico.

Quantos minutos para fazer efeito?

Leva cerca de uma hora para que os primeiros efeitos do omeprazol comecem, e cerca de 4 dias para que ele faça efeito máximo na diminuição da produção do ácido estomacal.

Efeito colaterais: Dá sono? Emagrece?

Os efeitos colaterais comuns que podem surgir durante o tratamento incluem dor de cabeça, dores abdominais, prisão de ventre, diarreia, excesso de gases, enjoos e vômito.

Outras reações aparecem com menos frequência, como insônia, tontura, vertigem, formigamento, sonolência e inflamações de pele.

E não, o omeprazol não emagrece!

Contraindicações

A única contraindicação listada na bula é para os pacientes alérgicos a qualquer componente do medicamento.

Grávida pode tomar Omeprazol?

O uso durante a gravidez deve ser orientado pelo médico. O omeprazol está na categoria de risco B, onde não foram evidenciados riscos ao feto em testes com animais.

Preço

A embalagem com 28 cápsulas ou comprimidos de omeprazol 20mg custa entre R$8 e R$16.

Atualizado em: 18/09/2023 na categoria: Inibidores da Bomba de Prótons