O óleo mineral é um tipo de óleo que pode ser utilizado como laxante e hidratante de pele e cabelos, indicado para bebês, crianças e adultos. O uso do óleo mineral com frequência está associado a alguns riscos perigosos que incluem, até mesmo, câncer, por isso é importante utilizá-lo apenas com orientação profissional adequada.
Para que serve?
No vídeo abaixo você confere de onde vem o óleo mineral, todas as suas indicações, benefícios e os riscos em utilizá-lo constantemente:
É importante utilizá-lo com a devida orientação. Procure o médico e o farmacêutico responsável.
Óleo mineral laxante
Como laxante, no tratamento da prisão de ventre em adultos, a bula do óleo mineral indica o uso de 1 colher de sopa (aproximadamente 15 ml) à noite e outra no dia seguinte, ao despertar, ou segundo a prescrição médica, sem alimentos.
Essa dose pode ser aumentada para 2 colheres de sopa do óleo à noite (30 ml), mais 15 ml pela manhã, caso a dose inicial não produza o efeito desejado.
A dose oral indicada para crianças maiores de 6 anos de idade é de 1 a 2 ml por kg de peso, que deve ser tomada à noite ou pela manhã.
O óleo mineral não deve ser utilizado por mais de uma semana sem orientação médica. Se persistirem os sintomas, o médico deverá ser consultado.
Em quanto tempo faz efeito?
O óleo mineral, quando utilizado como laxante, faz efeito em cerca de 6 a 12 horas após ser ingerido.
Óleo mineral para bebê
Para bebês, o óleo mineral é recomendado apenas para ser aplicado na pele para acalmar assaduras de fraldas. Recomenda-se a aplicação 2 a 3 vezes ao dia, deixando a pele do bebê secar livremente.
Óleo mineral para cabelo
O uso do óleo mineral no cabelo é recomendado em uma frequência de até, no máximo, 2 vezes por semana, já que ele pode deixar o cabelo muito oleoso.
O uso pode ser feito misturando algumas gotas do óleo mineral com o creme de pentear, aplicando nos cabelos já lavados.
Óleo mineral para pele: como usar
O óleo mineral puro pode ser aplicado diretamente nas peles ressecadas e ásperas, mas também pode ser misturado a um creme hidratante para diminuir a oleosidade do produto e aumentar sua absorção.
No caso de queimaduras de sol e assaduras de fralda em bebês, recomenda-se a aplicação 2 a 3 vezes ao dia, do óleo puro ou incorporado a um creme hidratante, esperando o óleo secar na pele ao ar livre.
Efeitos colaterais
Os efeitos colaterais encontrados na bula do óleo mineral incluem:
- Alterações no metabolismo;
- Redução dos níveis de betacaroteno no sangue;
- Incontinência fecal e coceira anal em casos de uso oral em excesso.
A aspiração do óleo mineral pode trazer partículas oleosas para os pulmões, causando pneumonia lipoídica.
Após a aplicação na pele, a exposição ao sol pode provocar queimaduras, por isso o indicado é esperar o produto secar e aplicar protetor solar antes de se expor ao sol.
Contraindicações
O óleo mineral é contraindicado em casos de prisão de ventre acompanhada de sintomas agravantes, como enjoos, vômitos, dor no abdômen, sangramento retal e dificuldade de engolir.
O uso também não é recomendado para mulheres grávidas ou que estão amamentando, para pacientes com refluxo gastroesofágico e para pacientes acamados, assim como para crianças menores de 6 anos de idade.
Preço
Um frasco de óleo mineral com 100 ml custa entre R$ 6,00 e R$ 20,00.
Atualizado em: 28/11/2022 na categoria: Laxantes