O óleo de rícino é extraído da mamona e utilizado há muito tempo como laxante, mas é ainda melhor para usar no cabelo, pele, cílios e sobrancelhas. Os benefícios do óleo de rícino incluem:
- Restauração, crescimento, fortalecimento e hidratação dos cabelos;
- Combate à caspa e à oleosidade;
- Renovação, hidratação, elasticidade e maciez da pele;
- Suavização das estrias, pois é cicatrizante natural;
- Propriedades antifúngicas e antibacterianas que ajudam a combater infecções no couro cabeludo e a queda de cabelo causada por elas, além de bactérias causadoras de acne;
- Propriedades laxantes, porém deve ser utilizado com cautela.
O óleo de rícino impede a perda de água pelo organismo para o ambiente e por isso tem um poder hidratante potente. Trata-se de um óleo altamente viscoso.
O que é óleo de rícino?
O óleo de rícino é um óleo extraído da planta mamona, um tipo de planta (Ricinus communis). Também é conhecido por óleo de mamona e castor oil, em inglês. Era muito utilizado antigamente como laxante, mas hoje em dia se tornou referência em hidratação de pele e cabelos.
Apesar da mamona ser uma planta tóxica (a ingestão de 3 sementes pode matar uma criança e de 8 sementes pode matar um adulto) o óleo de rícino não é. Sua extração é segura porque a ricina, substância tóxica presente nas sementes, não é solúvel no óleo extraído.
O óleo de rícino é composto diversos ácidos graxos, sais minerais e vitamina E. Seus ácidos graxos incluem:
- Ácido ricinoleico (95%), encontrado apenas na mamona;
- Ácido oleico;
- Ácido linoleico;
- Ácido linolênico;
- Ácido palmítico;
- Ácido esteárico;
- Ácido di-hidroxiesteárico e outros.
Como usar óleo de rícino no cabelo?
Para usar o óleo de rícino no cabelo você deve colocar uma colher de sopa do óleo no seu condicionador ou creme de hidratação (200 ml) e misturar. Aplique a quantidade usual quando for lavar os cabelos, deixando agir por 1 minuto. Após o processo enxague bem os cabelos.
Uma outra opção é esfregar um pouco de óleo de rícino nas mãos e massagear o couro cabeludo por cinco minutos. Se preferir, misture com óleo de coco.
Deixe descansar por um tempo e depois lave o cabelo com shampoo para tirar todo o produto do cabelo. Repita o procedimento 2 ou 3 vezes por semana, durante vários meses. O óleo de rícino utilizado deve ser 100% puro!
Como usar o óleo de rícino na pele?
Misture 1 colher de óleo de rícino com 200 ml do hidratante de sua preferência e aplique no local desejado com a pele limpa. O uso de água morna é indicado para que o óleo penetre na pele de maneira mais eficaz.
Óleo de rícino para a sobrancelha
Sim, o óleo de rícino pode ser utilizado na sobrancelha para fortalecer e fazer os pelos crescerem. Basta aplicar um pouco do óleo (100% natural) e passar com um pente de sobrancelha tomando cuidado para que o óleo entre em contato com a pele.
Faça isso todos os dias, 1 ou 2 vezes ao dia. Os resultados não são rápidos, você deve repetir o procedimento por, no mínimo, 2 a 3 meses.
Qual o preço do óleo de rícino?
O preço do óleo de rícino varia de R$ 3 a R$ 29. Você pode encontrar o produto em farmácias e lojas de cosméticos.
Atualizado em: 20/06/2022 na categoria: Naturais