Para que serve Novosil?
Novosil serve para tratar enjoos e vômitos de diversas origens e seu princípio ativo age diretamente no sistema digestório. Um dos efeitos colaterais mais comuns de Novosil durante o tratamento é a sonolência.
Efeitos colaterais
Seguem os efeitos colaterais que podem surgir durante o tratamento com Novosil:
- Reação muito comum: sonolência;
- Reações comuns: sintomas extrapiramidais, depressão, diarreia, fraqueza muscular e pressão baixa;
- Reações incomuns: movimentos involuntários, distonia aguda (espasmos musculares), nível de consciência reduzido, alucinação, ausência de menstruação e aumento na produção do hormônio prolactina, reações alérgicas, diminuição da frequência cardíaca, choque e desmaio após uso injetável;
- Reações raras: convulsões, confusão, galactorreia.
- Reações que ocorrem com frequência desconhecida: discinesia tardia (doença neurológica que provoca movimentos involuntários) durante ou após tratamento prolongado, especialmente em pacientes idosos, Síndrome Neuroléptica Maligna, ideias suicidas, metemoglobinemia e sulfaemoglubinemia, ginecomastia, reações anafiláticas, pressão alta e problemas cardíacos.
Contraindicações
O uso de Novosil é contraindicado a pacientes alérgicos a qualquer componente de sua fórmula, para crianças menores de 1 ano e quando a aceleração do esvaziamento do estômago for perigosa. Pacientes com as seguintes condições também não devem utilizar o medicamento:
- Histórico de discinesia tardia induzida por medicamentos neurolépticos ou pela metoclopramida;
- Suspeita ou presença confirmada de feocromocitoma;
- Doença de Parkinson;
- Histórico de metemoglobinemia;
- Epilepsia;
Novosil não deve ser utilizado com levodopa ou medicamentos agonistas dopaminérgicos que são utilizados no tratamento do Parkinson, nem com medicamentos que também podem causar reações extrapiramidais.
Novosil tem como princípio ativo a metoclopramida, cujo mecanismo de ação é acelerar o trânsito alimentar. No vídeo abaixo você confere suas indicações completas e como ele age no organismo:
Gravidez e amamentação
Novosil pode ser utilizado durante o gravidez com orientação médica, mas não durante a amamentação, pois a metoclopramida é excretada pelo leite materno e pode causar efeitos colaterais no bebê.
Composição
Cada comprimido de Novosil possui 10 mg de metoclopramida (princípio ativo) e excipientes: amido, manitol, povidona, talco, estearato de magnésio, álcool etílico.
Atualizado em: 22/06/2022 na categoria: Antieméticos