Para que Serve a Nimesulida de 100 mg?

Para inflamação e dor de dente, sinusite ou dor de garganta, a nimesulida pode servir, e vai agir diminuindo a inflamação, a dor e a febre. Hoje eu trago a bula simplificada da nimesulida de 100 mg, e vou te contar todas as suas indicações, como tomar da forma correta, quais são os efeitos colaterais e tudo mais que você precisa saber sobre esse anti-inflamatório potente.

Para que serve a nimesulida de 100 mg?

A nimesulida é anti-inflamatório não esteroidal, ou seja, não tem hormônios como os corticoides, mas a sua ação é forte no organismo. Ela é mais potente que a aspirina e pode ser encontrada tanto pelo nome genérico quanto pelos nomes comerciais de Nisulid e Inflalid, entre outros. O Arflex Retard também tem como princípio ativo a nimesulida, mas em maior quantidade e com um modo de tomar diferente.

A nimesulida tem efeito analgésico e antipirético também, pode ser usada, inclusive, pra dor de cabeça e febre associada à inflamação. O medicamento é eficaz para tratar:

  • Dor de garganta com inflamação;
  • Sinusite e outras inflamações que envolvam o sistema respiratório;
  • Dor de dente causada por inflamação;
  • Dores musculares e na coluna;
  • Cólicas menstruais;
  • Efeitos colaterais de vacinas;
  • E dores após cirurgias.

E ela também pode ser usada pra tratar a inflamação causada pela infecção urinária e pelas hemorroidas.

Como age?

A nimesulida age inibindo uma enzima específica chamada ciclooxigenase-2, que produz substâncias inflamatórias no organismo. E ao inibir essa enzima, consequentemente ocorre uma diminuição da inflamação e de seus sinais, como a dor, a vermelhidão e o inchaço. Como ela também tem ação analgésica e antipirética, também alivia dores em geral e reduz a febre.

Lembrando que, como a nimesulida não é um antibiótico, ela não cura infecções bacterianas, mas pode ser usada no tratamento em conjunto com os antibióticos para diminuir os sintomas da inflamação, a dor e a febre.

Como tomar

Os comprimidos de 100 mg podem ser usados por adultos e adolescentes a partir dos 12 anos de idade, mas também é possível encontrar a nimesulida em outros formatos, como granulado, comprimidos dispersíveis e até supositório.

A dose geralmente prescrita da Nimesulida é de um comprimido de 100 mg ou a metade de um comprimido, que corresponde a 50 mg, a cada 12 horas, mas isso vai variar de acordo com o estado da inflamação do paciente.

O melhor horário para tomar é após as refeições. A dose máxima é de 200 mg, 2 vezes ao dia, ou seja, 2 comprimidos de 100 mg a cada 12 horas. E eles devem ser engolidos com meio copo de água.

A duração do tratamento deve ser a menor possível.

Efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns durante o tratamento com a Nimesulida de 100 mg incluem diarreia, enjoo e vômito.

Algumas reações incomuns também são descritas na bula, como coceira, irritação na pele e suor intenso, prisão de ventre, gastrite e uma maior produção de gases, além de tonturas e vertigens, pressão alta e inchaço.

As outras reações são raras, como ansiedade, anemia, dificuldade de urinar e visão borrada.

Quem não pode tomar?

E atenção se você é alérgico à nimesulida e também ao ácido acetilsalicílico e a outros anti-inflamatórios, porque aí não vai poder usar a nimesulida.

Os pacientes com úlcera ativa no estômago, que costumam apresentar úlceras com frequência ou que estejam com sangramento no sistema gastrointestinal, também entram nas contraindicações, assim como os pacientes com problemas de coagulação graves, insuficiência cardíaca grave e insuficiência renal ou hepática.

E as crianças menores de 12 anos também não podem fazer o tratamento.

Grávidas e lactantes podem usar?

Como não existem dados o suficiente para provar a segurança ou os riscos da Nimesulida durante a gestação, a prescrição só vai ser feita se os potenciais benefícios para a mãe forem maiores que os potenciais riscos para o bebê.

Interações medicamentosas

A lista de remédios que devem ser evitados durante o tratamento com a nimesulida é extensa, alguns deles são o metotrexato, citalopram e escitalopram, duloxetina, fluoxetina e heparina.

Quem está fazendo o tratamento com a nimesulida deve evitar usar outros anti-inflamatórios não esteroidais, porque os efeitos dos dois podem ser somados e a chance de efeitos colaterais mais intensos surgir aumenta. Se for ingerida junto com os antibióticos levofloxacino, norfloxacino, ofloxacino, existe risco de convulsões.

Tomada junto com alguns remédios anti-hipertensivos, como o captopril e a losartana, a nimesulida pode diminuir o efeito anti-hipertensivo. E junto com remédios que tratam a diabetes, como a glicazida, ela pode aumentar o risco de hipoglicemia.

O ideal é você informar ao médico todos os remédios que toma e ler a bula completa da nimesulida pra ficar ciente de toda a lista de remédios que interagem com ela e podem provocar efeitos nocivos a você.

Preço

O preço de uma caixa com 12 comprimidos de 100 mg da Nimesulida fica entre R$ 7,00 e R$ 20,00.

Atualizado em: 23/11/2023 na categoria: Anti-inflamatórios