O mulungu é uma árvore bem comum aqui no Brasil, considerada uma planta medicinal, conhecida principalmente por ser uma sedativo natural, já que tem propriedade calmante, mas ela tem muito mais utilidades e benefícios. Hoje você vai ficar sabendo para o que o mulungu serve, como fazer o chá, se existe algum perigo em consumir alguma parte dessa árvore, quais são os efeitos colaterais e muito mais!
Para que serve o Mulungu? Benefícios
E vamos falar do Mulungu. Esse é o nome popular de uma árvore muito bonita, também conhecida como árvore-de-coral, canivete ou bico-de-papagaio, entre outros nomes, e que geralmente cresce de forma espontânea. Ela é grande, chega a atingir até 17 metros de altura e as suas flores têm uma cor vibrante, um laranja coral que chama atenção e decora o ambiente.
O chá de mulungu é calmante e sedativo, utilizado pra proporcionar mais tranquilidade, induzir o sono e melhorar a qualidade do sono também, mas não só para isso, porque o mulungu também pode auxiliar no tratamento de outras condições e alterações no sistema nervoso devido às suas propriedades anticonvulsivante, antiasmática e expectorante, analgésica, anti-inflamatória, antitérmica e hipotensiva.
O Mulungu auxilia no tratamento de:
- Ansiedade, insônia e depressão;
- Estresse pós-traumático;
- Ataques de pânico;
- Hipertensão arterial;
- Epilepsia;
- Agitação e histeria;
- Enxaqueca;
- Asma e tosse com secreção;
- Dores fracas a moderadas e febre.
Além disso, ela também tem efeito hepatônico, ou seja, tonifica, equilibra e fortalece o fígado, também existem estudos que indicam que ela pode ser útil para ajudar as pessoas que querem parar de fumar, agindo como uma droga antinicotina, pois bloqueia os receptores de nicotina no organismo.
E você consegue encontrá-la nas lojas de produtos naturais em forma de folhas, de cascas ou de pó, que é obtido a partir das cascas da árvore, todos esses podem ser utilizados para fazer o chá, também pode encontrar a tintura para tomar em gotas diluídas na água, ou em forma de cápsulas também.
Como fazer chá de mulungu
Para fazer o chá de mulungu, você pode usar 4 a 6 g da casca da árvore e uma xícara de água. É só deixar as cascas ferverem por 15 minutos, depois coar, deixar o chá amornar e tomar, repetindo a dose 2 a 3 vezes ao dia, por até três dias seguidos.
Você também pode usar uma colher de chá do pó e 250 ml de água, levando ao fogo até ferver, depois abaixar o fogo e tampar a panela pra deixar a mistura fervendo por mais 20 minutos. Aí você desliga, espera o chá amornar, coar e tomar 1 xícara ao dia.
Existe perigo em consumir o mulungu?
E será que existe algum risco em consumir o Mulungu? Existe perigo, sim, mas no caso do consumo das sementes, porque elas são tóxicas e muito prejudiciais ao organismo, podendo causar até mesmo a morte. As outras partes podem ser usadas tranquilamente.
Mulungu emagrece?
Outra dúvida comum sobre o mulungu é se o consumo ajuda a emagrecer. Ele não tem nenhuma propriedade que estimule a quebra de gordura. E apesar de ser diurético, podendo combater o inchaço, não é recomendado que ela seja utilizada com esse fim.
Por ser calmante, o mulungu pode ajudar no casos de compulsão alimentar, que é ligada a ansiedade, diminuindo essa compulsão, o que acaba auxiliando no emagrecimento, mas ele não pode ser utilizado por muitos dias seguidos por causa dos riscos à saúde, eu já vou falar sobre os seus efeitos colaterais.
Efeitos colaterais
O consumo do chá de mulungu em excesso pode causar paralisias musculares, sedação e sonolência. Por isso mesmo ele não pode ser consumido por mais de 3 dias seguidos. O recomendado é tomar, no máximo, 3 xícaras ao dia, ou duas, e ficar atento às reações, nunca utilizando de forma contínua.
Quem não pode tomar?
E a gente não pode esquecer das contraindicações. O mulungu não pode ser consumido por mulheres grávidas ou que estão amamentando e por crianças com menos de 5 anos. Por baixar a pressão, as pessoas que já têm uma pressão mais baixa naturalmente ou que tomam medicamentos anti-hipertensivos só devem tomar o chá com a orientação e supervisão médica. E o mesmo vale para quem toma medicamentos antidepressivos, porque o mulungu pode potencializar os efeitos da medicação.
Atualizado em: 29/06/2023 na categoria: Naturais