Miorrelax® é um relaxante muscular e analgésico que serve para aliviar a dor causada por contraturas musculares, incluindo a dor de cabeça tensional.
A contratura muscular acontece quando o músculo fica muito rígido e que pode ser causada por uma má postura, até mesmo por estresse, que deixa os músculos tensos, ou devido a uma contração muscular exagerada durante exercícios, por exemplo.
Essas contraturas podem acontecer em diferentes partes do corpo, como na coluna cervical, na coluna lombar, na panturrilha, ombros, coxas e costas. E o miorrelax pode ser usado para tratar qualquer um desses tipos, desde que orientado pelo médico ou farmacêutico.
Como age?
Os princípios ativos de Miorrelax são a dipirona monoidratada, o citrato de orfenadrina e ele também tem cafeína. Sendo assim, a dipirona é o analgésico da fórmula, que vai atuar aliviando diretamente a dor causada pelas contraturas musculares, e o citrato de orfenadrina é o miorrelaxante que vai diminuir a tensão, relaxando os músculos e auxiliando no processo de restauração das fibras musculares lesionadas.
A cafeína age como estimulante, ela diminui a sonolência causada pelo relaxante muscular e deixa o paciente mais revigorado durante o uso do medicamento.
Miorrelax é anti-inflamatório?
Uma dúvida bastante comum sobre o Miorrelax é se ele é um anti-inflamatório, e não, ele não possui nenhum ativo anti-inflamatório em sua fórmula, mas conta com as propriedades analgésicas e relaxante muscular.
Tratamento
O tratamento padrão indicado pela bula indica o uso de 1 a 2 comprimidos, 3 a 4 vezes ao dia.
Miorrelax ou Torsilax?
E entre tantos relaxantes musculares disponíveis no mercado, é comum que surja a dúvida de qual escolher, como entre o Miorrelax e o Torsilax.
Esses dois medicamentos possuem fórmulas totalmente diferentes, o Torsilax, além de ser relaxante muscular e analgésico, também é anti-inflamatório. Em vez da dipirona, o analgésico do Torsilax é o paracetamol, e o relaxante muscular não é o carisoprodol. E os dois medicamentos possuem a cafeína.
Preço e medicamento referência
A caixa com 10 comprimidos de Miorrelax custa em torno de R$ 6,00. Cada comprimido possui 300 mg de dipirona monoidratada, 35 mg de citrato de orfenadrina e 50 mg de cafeína, e ele é de venda livre.
O medicamento referência é o Dorflex, que você já deve conhecer. O miorrelax é um similar e outros medicamentos que possuem a mesma formulação são Nevralgex, Doricin, Relaflexe Sedalex.
Atualizado em: 08/08/2022 na categoria: Analgésicos, Relaxantes Musculares