O que é Lugol?
Lugol é um suplemento mineral iodado, cuja fórmula é uma combinação de iodo e iodeto de potássio, mas não é indicado para uso diário, você vai entender o porquê.
Para que serve Lugol?
Então, para que serve o Lugol? Bom, o iodo é muito importante para o bom funcionamento da tireoide e do sistema imunológico, para a síntese dos hormônios tireoidianos t3 e t4 e controle da síntese do estrogênio nos ovários.
Mas apenas uma gota do Lugol possui 6 miligramas de iodo, que é muito mais do que um adulto precisa diariamente, que é cerca de 150 microgramas. Ou seja, uma gota de Lugol possui 40 vezes mais iodo do que precisamos diariamente.
Por ser tão forte, ele é indicado para uso durante as crises tireotóxicas, quando a produção da tireoide aumenta a ponto de colocar em risco a vida do paciente.
Nesse caso, é administrada uma dose alta de iodo para bloquear rapidamente a captação do mineral e a liberação de hormônios tireoidianos.
É por isso que o Lugol não deve ser utilizado como uma suplementação diária, apenas quando houver indicação médica.
Vários benefícios do Lugol que são difundidos, como a manutenção do bom funcionamento do metabolismo e do sistema imunológico, a prevenção do bócio, o fortalecimento das unhas, dentes e cabelos e a desintoxicação do organismo são atribuídos à ação do iodo, mas o que acontece é que geralmente já consumimos a quantidade recomendada diariamente, principalmente através do sal de cozinha. Inclusive, houve uma diminuição da quantidade de iodo no sal de cozinha em 2013, pois foi detectada uma alta ingestão de iodo através de seu consumo.
Também é muito difundido que o Lugol pode prevenir doenças fibrocísticas e determinados tipos de câncer, mas não há comprovação quanto a esses efeitos.
Lugol emagrece?
Uma dúvida comum sobre o Lugol é se ele emagrece, e ele não deve ser utilizado com essa finalidade, principalmente por pessoas sem deficiência de iodo. Mesmo que ele seja um suplemento natural de venda livre não deve ser utilizado sem indicação médica.
Malefícios
E para deixar bem claro porque o Lugol não deve ser utilizado indiscriminadamente, o uso incorreto pode até mesmo levar à destruição da tireoide. O Lugol não deve ser considerado um remédio milagroso, como muitas vezes é apresentado nas redes sociais.
A ingestão de iodo em excesso, no caso do Lugol, consumir uma gota por dia já significa consumir 40 vezes a mais a quantidade de iodo recomendada por dia, pode levar uma resposta autoimune do organismo, manifestada através da inflamação da tireoide, ou até mesmo a uma intoxicação na glândula e, consequentemente, sua destruição.
Por isso é importante estar sempre munido das informações corretas para não acabar prejudicando a sua saúde.
Atualizado em: 25/07/2022 na categoria: Naturais, Remédios mais Usados