Loratadina: um antialérgico muito conhecido em forma de comprimidos e de xarope que eu te apresento hoje de uma forma simplificada, tirando as principais dúvidas sobre esse medicamento.
O que é e para que serve a Loratadina?
Diferente do que muitas pessoas pensam, a Loratadina não é um corticoide! É uma substância antialérgica que age combatendo a ação da histamina no organismo, a responsável por desencadear as reações alérgicas e seus sintomas.
Loratadina X Desloratadina
Aproveitando para deixar clara a diferença entre loratadina e desloratadina, a diferença é que, quando a loratadina é ingerida, ela ainda precisa ser metabolizada pelo fígado para agir no organismo na forma de desloratadina. Ou seja, quando você utiliza a loratadina, é a desloratadina que está agindo no seu corpo. Utilizando a desloratadina, a vantagem é que a sua estrutura química já é metabolizada e, por isso, ela não precisa passar pelo fígado e mantém sua ação por mais tempo no organismo do que a Loratadina.
Os dois medicamentos possuem as mesmas indicações: servem para aliviar sintomas da rinite alérgica, como a coceira no nariz e na garganta, coriza, espirros e coceira nos olhos, e para aliviar, também, sinais e sintomas da urticária e outras alergias da pele.
Loratadina serve para tosse?
Dúvidas muito comuns que eu quero esclarecer para vocês: a loratadina pode sim, aliviar a tosse, mas não qualquer tipo de tosse, e sim a tosse seca causada pela rinite alérgica, para qual o medicamento é indicado. O antialérgico também pode ser utilizado durante a gripe para aliviar os sintomas alérgicos, mas não irá combater a tosse de origem inflamatória ou infecciosa!
Posologia: Comprimidos e Xarope Infantil
A loratadina pode ser encontrada em comprimidos e xarope e nas duas apresentações o antialérgico deve ser tomado a cada 24 horas, nunca mais de uma dose por dia!
Para adultos e crianças acima de 12 anos ou pesando acima de 30 kg, a dose indicada na bula é de um comprimido de 10 mg, uma vez por dia, ou 10 mL de Loratadina Xarope, uma vez ao dia.
Para crianças de 2 a 12 anos ou pesando menos de 30 kg, a dose indicada é de 5 mL do xarope, uma vez ao dia.
Grávidas podem tomar loratadina?
O uso da loratadina na gravidez deve ser evitado, utilizado apenas com recomendação médica se os benefícios superarem os potenciais riscos, e o medicamento não deve ser utilizado durante a amamentação, pois ele é excretado no leite materno e pode fazer mal ao bebê.
Efeitos Colaterais
E algo que todo mundo se preocupa são com os efeitos colaterais. As reações mais comuns da loratadina incluem fadiga, dor de cabeça, sonolência, boca seca, alguns sintomas gastrointestinais, como enjoos e gastrite, e possíveis alergias na pele, como exantema ou rash.
Loratadina dá sono?
Quanto ao sono que a loratadina causa, na dose diária de 10 mg, que é a dose máxima indicada para adultos e para pacientes com mais de 30 kg, o efeito sedativo não é clinicamente significativo de acordo com a bula.
Loratadina engorda?
E para quem está preocupado quanto ao ganho de peso com o uso da loratadina, não precisa ficar, pois a substância não engorda nem aumenta o apetite.
Quem não pode tomar?
E quem não pode tomar? A loratadina é contraindicada a pacientes alérgicos a qualquer componente do medicamento.
Preço
A caixa com 12 comprimidos de 10 mg de Loratadina custa em torno de R$ 10,00. O xarope de 100ml com 1mg/ml custa, em média, R$ 15,00.
Atualizado em: 23/11/2023 na categoria: Antialérgicos