Quem sofre com prisão de ventre crônica pode se beneficiar com o uso de xaropes como Lactulona e Colact, que têm como princípio ativo a lactulose.
A lactulose serve para tratar a constipação intestinal, também chamada de prisão de ventre, e para prevenir e tratar a encefalopatia hepática.
Como age? É laxante?
A lactulose não é um laxante, ela é um agente fisiológico que regula a função do intestino e pode ser encontrada em forma de xaropes ou sachê com diferentes nomes comerciais de referência, como Lactulona, Lactuliv, Duphalac e Pentalac, e similares, como o Colact. Cada ml dos xaropes contém 667 mg de lactulose por ml.
A molécula da lactulose age aumentando a retenção de água no intestino grosso, o que amolece as fezes e facilita sua saída.
É importante ressaltar que a lactulose não trata a causa da prisão de ventre, apenas facilita a evacuação em casos de constipação intestinal crônica, por isso, o uso desse medicamento, em alguns casos, pode mascarar os sintomas de alguma condição mais séria, como uma obstrução intestinal.
No caso da encefalopatia hepática, a Lactulose pode ser usada tanto no pré-coma quanto no coma hepático. Trata-se da perda da função cerebral em decorrência do acúmulo de toxinas no sangue em pacientes com fígado danificado.
Como tomar
Os xaropes com lactulose têm sabores de frutas e não têm restrição quanto à faixa etária, podem ser administrados em pacientes de todas as idades, inclusive em bebês.
Eles podem ser tomados com ou sem alimentos, mas os horários mais indicados para tomar são pela manhã ou à noite, em dose única, seguindo sempre a orientação do médico.
No tratamento da constipação intestinal crônica, a dose única diária indicada para bebês até um ano de idade é de 5 ml; para crianças de 1 a 5 anos é de 5 a 10 ml; para crianças de 6 a 12 anos é de 10 a 15 ml e os adultos e adolescentes acima de 12 anos podem tomar de 15 a 30 ml ao dia.
No tratamento da encefalopatia hepática o tratamento geralmente inicia com 60 ml ao dia, podendo chegar à dose máxima de 150 ml ao dia nos casos mais graves.
Efeitos colaterais
Os efeitos colaterais da Lactulose incluem enjoo e vômitos, mas com pouca frequência. Caso ocorra diarreia durante o tratamento, a dose deve ser diminuída.
E o uso prolongado pode aumentar os níveis de glicose e diminuir os níveis de potássio.
Contraindicações
O uso não é indicado para pacientes alérgicos a qualquer componente de sua fórmula, para pacientes com intolerância a açúcares, com apendicite, hemorragia retal sem causa diagnosticada ou com obstrução intestinal.
Ela também não deve ser utilizada como laxante para o preparo intestinal de exames proctológicos onde será utilizado o eletrocautério.
Preços
Quanto aos preços, os medicamentos de referência com a lactulose custam entre R$ 15,00 e R$ 70,00.
Atualizado em: 09/11/2022 na categoria: Agente fisiológico