A Kollagenase é uma pomada que serve pra melhorar o processo de cicatrização de lesões na pele de várias origens, como queimaduras, gangrenas, as feridas causadas por diabetes e pelas varizes, as úlceras de decúbito que surgem quando o paciente fica muito tempo acamado, e as lesões por congelamento, por exemplo.
Como age?
Bom, a Kollagenase possui em sua fórmula uma enzima chamada colagenase, exatamente o mesmo nome, só escrito de forma diferente, mesmo, e essa enzima age decompondo o colágeno das áreas afetadas pelos ferimentos, retirando ou dissolvendo todo o tecido necrosado e as crostas dessas lesões, no processo que a gente chama de desbridamento. Sendo assim, essa pomada vai preparar a lesão pra cicatrizar de uma maneira uniforme e mais acelerada porque vai deixar a área limpa, contribuindo pra formação de um novo tecido.
E não precisa se preocupar, porque ela não vai afetar o colágeno da pele sadia! Lembrando que existe, também, a Kollagenase associada ao cloranfenicol, que é um antibiótico que vai agir no tratamento de infecções bacterianas que possam estar presentes nas lesões. Mas aqui vamos falar dela sem essa associação, tá.
Como usar?
A aplicação requer cuidado, o local tem que estar muito limpo, e você tem que se atentar aos produtos que cortam o efeito da colagenase, eu vou te falar quais são eles quando a gente chegar na parte das interações medicamentosas. Também é preciso ter cuidado pra não deixar ela entrar em contato com os olhos e com a mucosa da boca.
A aplicação é feita uma vez por dia na maioria dos casos, mas pode ser feita duas vezes também, lembrando que o curativo das lesões tratadas deve ser trocado todos os dias.
Se houver algum tecido morto desprendido da ferida, ele deve ser removido com uma gaze molhada com soro fisiológico estéril ou outra solução indicada pelo médico antes da aplicação.
Basta uma espessura de 2 milímetros por aplicação na área afetada, aplicar uma grande quantidade do produto não significa que a ação da enzima vai ser aumentada. A aplicação é feita com uma espátula de plástico que vem na embalagem do produto.
A aplicação deve cobrir toda a área da lesão e em alguns casos pode-se fazer bandagens para cobrir a área, como nas úlceras varicosas.
Também é preciso cobrir as bordas das feridas com uma pasta de óxido de zinco, isso pode ser feito a cada troca de curativo ou quando essas bordas estiverem irritadas.
Em quanto tempo ela age?
Em até 14 dias usando a Kollagenase ocorre a limpeza completa da lesão, e é geralmente em torno de 6 dias que a ação dela já pode ser observada. O melhor efeito depois da aplicação acontece em 8 a 12 horas e ela continua agindo por até 24 horas.
Efeitos colaterais
Duas reações comuns que podem ocorrer durante o tratamento são ardência e dor. Coceira e vermelhidão na pele também podem surgir, mas de forma incomum. Existem algumas reações de frequência desconhecida listadas na bula, também, como irritação e eczema, quando surgem bolhas na pele, hiperemia local, que é o aumento da quantidade de sangue na região, e reações alérgicas. Mas o produto não passa pra corrente sanguínea!
Quem não pode usar?
Quanto às contraindicações, a Kollagenase não vai poder ser utilizada por pacientes que tenham alergia à enzima presente em sua composição ou a qualquer outro ingrediente da fórmula.
As gestantes ou mulheres que estão amamentando só devem usar com orientação médica ou do cirurgião-dentista, mas ela não representa maiores riscos pra esses grupos.
Interações medicamentosas
Várias substâncias podem cortar o efeito da colagenase, como produtos antissépticos, detergentes, sabões ou soluções ácidas, metais pesados e o hexaclorofeno, que é outro agente antisséptico. Fique atento pra não utilizar nenhum deles antes, durante ou depois da aplicação.
E os antibióticos tirotricina, gramicidina e as tetraciclinas também não devem ser usados no mesmo local da Kollagenase.
Preço
A pomada vem com 30 g e uma espátula pra aplicação e custa entre R$ 40,00 e R$ 60,00.
Atualizado em: 29/06/2023 na categoria: Pomada dermatológica