Para que serve o Indapen: Bula resumida do remédio para Hipertensão

Indapen é um medicamento reconhecido principalmente por reduzir a pressão arterial, popularmente conhecida como pressão alta. É comercializado em forma de comprimidos revestidos de liberação prolongada, atuando por 24 horas no organismo.

Mas é claro, além de entender o seu uso de forma mais geral é importante que confira maiores informações sobre o remédio. Por isso, descomplicamos a bula e trazemos o resumo desses detalhes logo abaixo, confira:

Indicações

Conforme mencionamos, o Indapen é voltado para o tratamento da hipertensão arterial, o que acontece por conta da presença de Indapamida em sua formulação, sendo inclusive esse o seu princípio ativo.

A Indapamida é um diurético, o que faz com que seja capaz de melhorar o funcionamento dos rins, aumentando os níveis de urina produzidos por eles. Mas no caso específico desse ativo, o aumento em questão ocorre de forma mais pontual, garantindo bons resultados.

Como Tomar?

Como o Indapen é capaz de seguir agindo em nosso organismo por 24 horas, basta um comprimido por dia, uma vez que a partir dessa dose única teremos um dia completo de tratamento garantido por conta de sua ação.

O horário pode ser ajustado, mas o ideal é que utilize o medicamento logo pela manhã. Outro detalhe importante é que ele não deve ser mastigado, apenas engolido com o auxílio de um copo de água.

Já a persistência do uso depende de cada caso, sendo o mais comum que dure por muito tempo, já que assim será possível contar com os efeitos positivos do tratamento. Mas para uma noção de duração, o ideal é que converse com o seu médico, já que ele terá uma resposta mais assertiva para o seu caso em específico.

Contraindicações

É preciso ainda considerar que nem todo mundo pode fazer uso do Indapen. Isso é o que nomeamos de contraindicações, ou seja, casos pré estipulados onde o medicamento pode causar até mesmo um agravamento do caso, além do surgimento de outras questões.

Diante disso, se atente caso você se encaixe em um dos casos abaixo:

  • Pacientes que apresentam hipersensibilidade a quaisquer componentes da fórmula;
  • Pacientes com insuficiência hepática ou renal graves;
  • Pacientes com encefalopatia hepática (excesso de substâncias tóxicas no fígado);
  • Pacientes com hipocalcemia (baixa quantidade de cálcio no corpo);
  • Pacientes com galactosemia congênita (problema metabólico na conversão de galactose em glicose);
  • Pacientes com alergia à lactose;
  • Este medicamento é contraindicado para crianças.

Na consulta média, deixe claro essas peculiaridades caso as tenha. Através disso o médico poderá receitar o remédio correto para você, respeitando as contraindicações que cada um deles apresenta.

Efeitos Colaterais

Ainda que você não esteja enquadrado nos casos onde o uso do Indapen não é indicado e ele tenha sido devidamente receitado pelo médico, é preciso levar em consideração que pode ser afetado por reações adversas, ou seja, efeitos colaterais.

Mas não precisa se preocupar tanto, já que essas reações são pré estabelecidas e indicadas na bula, consideradas comuns diante da utilização desse medicamento. Dentre elas, podemos citar as seguintes:

  • Enjoos;
  • Vômitos;
  • Tonturas;
  • Cansaço;
  • Dor de cabeça;
  • Desconforto na pele;
  • Prisão de ventre;
  • Secura na boca.

Ainda assim, é claro, mantenha o medico informado sobre possíveis alterações percebidas e siga analisando as mesmas, uma vez que a persistência pode ajudar a identificar problemas e até mesmo gerar a suspensão do remédio.

Gravidez e Lactação

Apesar de não constar como uma contraindicação de fato, o Indapen não é um medicamento indicado para gestantes e mulheres que estão amamentando. Por isso, uma análise mais atenta deve ser feita pelo médico antes de iniciar ou seguir com o seu consumo.

Composição

Cada comprimido de Indapen contém: indapamida (substância ativa em quantidade descrita na embalagem do medicamento) e excipientes – lactose monoidratada, povidona, hipromelose, dióxido de silício coloidal, estearato de magnésio e cobertura TRC A.

Preço

Os preços de Indapen variam bastante, mas em média podemos encontrá-lo a venda por R$27. Infelizmente ele não está incluído na lista de medicamentos distribuídos gratuitamente pelo SUS até então.

Não se esqueça também de levar a receita médica para que seja apresentada no ato da compra, visto que não estar em posse dela pode te impedir de efetuar a compra.

Indapen Emagrece?

Indapen pode sim ajudar no emagrecimento, pois é um diurético e impede que o paciente inche. Medicamentos diuréticos, geralmente, estimulam a micção, ou seja, o paciente faz xixi várias vezes por dia.

Contudo, essa não é sua principal indicação e não deve ser utilizado com essa finalidade, sendo somente uma possível consequência atrelada ao seu uso.

Qual o Mecanismo de Ação de Indapen?

O mecanismo de ação de Indapen diminui a capacidade que os músculos lisos têm de se contrair, além de realizar pequenas mudanças na forma com que a membrana plasmática das células realiza suas atividades de troca de íons, como o cálcio.

Além disso, o Indapen estimula o nosso organismo a produzir prostaglandina PGE2, que é um vasodilatador natural do nosso organismo e diminui a pressão arterial.

Também aumenta a produção de prostaciclina PGI2, que evita a coagulação sanguínea e permite que o sangue se torne mais “fino”.

Atualizado em: 24/07/2023 na categoria: Anti-hipertensivos