Diferente da maioria que geralmente busca emagrecer, tem muita gente que treina com o objetivo de ganhar peso. Mas não é engordar de qualquer jeito, é através do ganho de massa muscular, aumentando a composição corporal de uma forma saudável. Os hipercalóricos podem ajudar nesse processo e nesse vídeo você vai ficar sabendo de quais formas pode tomá-los, em quais horários e qual a dose geralmente indicada por dia.
O que são os hipercalóricos?
Os hipercalóricos têm sua composição formada por 70 a 80% de carboidratos ricos em glicose, 10 a 15% de proteínas, 5 a 10% de gorduras essenciais, além de micronutrientes, como vitaminas e minerais, tudo o que o corpo precisa pra obter energia e construir massa muscular.
Para quem são indicados?
Eles são indicados pra quem já está fazendo treinos de musculação mais pesados, por pacientes com anorexia ou por atletas profissionais de fisiculturismo, por exemplo. É pra quem tem o objetivo de ganhar massa muscular e gasta muita energia, por isso precisa manter uma alta ingestão de calorias.
Quantas gramas tomar por dia?
A dose diária geral mais recomendada é de uma porção de 90 gramas, que devem ser diluídos em algum líquido de sua preferência, ou seja 10 colheres de sopa do hipercalórico por dia, cada uma contendo aproximadamente 10 g.
Mas esse valor pode ser diferente de acordo com a necessidade do atleta, o ideal é procurar um nutricionista pra que ele possa te avaliar e indicar o valor mais adequado para os seus objetivos.
É preciso consumir em torno de 500 calorias a mais do que se gasta pra ganhar peso, mais do que isso já pode haver ganho de gordura, que não é o que queremos aqui. Levando isso em consideração, pode-se calcular quantas calorias você gasta no dia e definir uma quantidade de hipercalórico que vá somar à sua dieta uma quantidade entre 500 e 750 calorias a mais.
Qual horário tomar? Antes ou depois do treino?
O hipercalórico pode ser tomado antes ou depois do treino, até mesmo no café da manhã e nos lanches entre as principais refeições. A porção total de 90 g pode ser fracionada durante o dia.
Tomando pela manhã, ele é um importante aliado pra fornecer energia logo no início do dia e ajudar a manter a massa muscular. É um bom horário pra quem não é muito fã de comer pela manhã, por exemplo.
Tomando antes do treino, ele vai ser uma importante fonte de energia pra quem vai treinar pesado. Mas não deve ser tomado imediatamente antes dos exercícios, pra não gerar aquela sensação de estufamento. O ideal é consumir 1 hora antes de treinar.
Tomando no pós-treino ele vai repor nutrientes e favorecer a recuperação muscular, evitando a fadiga e o catabolismo.
E se você for consumir antes ou depois do treino, pode usar água pra diluir o suplemento. Mas se for tomar no café da manhã ou nos lanches, por exemplo, pode colocar em um suco de sua preferência, em shakes ou vitaminas.
E pode tomar antes e até durante as principais refeições do dia, como almoço e jantar.
Quem não pode usar? Efeitos colaterais
Pacientes diabéticos e quem já está acima do peso não devem consumir os hipercalóricos. O consumo deles pode aumentar os níveis de açúcar no sangue, causar câimbras, inchaço e desconforto intestinal e não podemos descartar também as reações alérgicas.
Atualizado em: 29/06/2023 na categoria: Suplemento