O cloridrato de hidroxizina é um antialérgico que combate a coceira, mas também pode ser indicado para tratar outros tipos de alergias e seus sintomas.
Serve para aliviar a coceira causada por alergias de pele, como urticária, dermatite atópica e de contato ou causada por outras doenças sistêmicas.
É um anti-histamínico de primeira geração que pode ser utilizado em forma de comprimidos e solução oral por adultos e crianças a partir dos 6 meses de idade, com orientação médica.
Assim como outros antialérgicos de primeira geração, como a clorfeniramina e a prometazina, a hidroxizina, que tem como medicamento referência o Prurizin, causa sedação e sonolência porque penetra mais no sistema nervoso do que os anti-histamínicos de segunda geração.
Como age?
O efeito anti-histamínico da hidroxizina é potente, com ação antipruriginosa, ou seja, anticoceira. A substância se liga aos receptores H1 da histamina, bloqueando esses receptores e impedindo a ação da histamina no organismo, que é a substância responsável pelos sintomas alérgicos.
A hidroxizina também apresenta ações anticolinérgica e antiemética, o que permite o controle de tremores e enjoos
A ação se inicia em 15 a 30 minutos após a administração e dura de 4 a 6 horas no organismo. O ativo é metabolizado pelo fígado e eliminado principalmente pela urina.
Hidroxizina serve para tosse?
Uma dúvida comum sobre a hidroxizina é se ela serve para tosse. E como é um medicamento antialérgico, se a causa da tosse estiver relacionada com rinite alérgica ou outras alergias ou secreção pós-nasal, ela pode, sim, melhorar a tosse.
Serve para rinite?
Outra dúvida é se ela pode ser utilizada para tratar os sintomas da rinite alérgica, já que essa indicação não vem expressa na bula. E sim, ele pode ser indicado porque na rinite alérgica também ocorre a liberação de histamina, que é o que provoca os seus sintomas, e o mecanismo de ação da Hidroxizina bloqueia justamente a liberação e ação da histamina.
Atualizado em: 23/11/2023 na categoria: Anti-hístamínicos, Antialérgicos