O tratamento da gonorreia é feito com medicamentos antibióticos que garantem a cura definitiva da infecção sexualmente transmissível (IST). Os antibióticos geralmente utilizados são a Azitromicina em comprimidos e a Ceftriaxona injetável via intramuscular.
Antibiótico para gonorreia
As associações entre a ceftriaxona injetável + azitromicina oral, ou ciprofloxacino + azitromicina são as mais eficazes para curar definitivamente a gonorreia. Em alguns locais, no entanto, o ciprofloxacino já não é mais utilizado devido à resistência bacteriana.
Azitromicina
A azitromicina é utilizada em dose única no tratamento da gonorreia e de outras infecções sexualmente transmissíveis, como clamídia, cancro e gonorreia. A dose indicada é de 1000 mg, por via oral, junto com a ceftriaxona injetável.
Amoxicilina
A amoxicilina também trata a gonorreia em um esquema posológico de dose única de 3 gramas, que corresponde a 6 comprimidos de 500 mg. Apesar disso, esse não é o antibiótico mais indicado ou eficaz.
Ceftriaxona
A posologia de ceftriaxona indicada no tratamento da gonorreia é, geralmente, uma dose única intramuscular de 250 mg + 1000 mg de azitromicina, por via oral, em dose única também.
Durante o tratamento da gonorreia, o paciente não deve ter relações sexuais até que a cura esteja garantida, o que pode ser constatado através de exames ginecológicos, urológicos ou de sangue ao final do tratamento. O (a) parceiro (a) sexual também deve fazer o tratamento, mesmo que esteja sem os sintomas que indicam a infecção.
Tempo de cura
Ao iniciar o tratamento da gonorreia com os antibióticos, os sintomas tendem a regredir em poucos dias, mas o tempo de cura definitiva pode ser de 10 a 14 dias.
Atualizado em: 25/07/2022 na categoria: Antibióticos, ficar