Genfibrozila é um medicamento bastante eficaz na redução dos níveis de colesterol do sangue, o que ocorre por agir como um regulador de lípides. Ele pode ser encontrado no mercado em forma de comprimidos.
Diante de sua ação, é comum que seja receitado pelos médicos, mas é importante também que entenda melhor sobre a medicação que está utilizando. Para que não restem dúvidas sobre, simplificamos a Bula do Genfibrozila logo abaixo:
Indicações
Voltado principalmente para a regulação do índice de colesterol em nossa corrente sanguínea, como já foi anteriormente exposto, existem ainda outras possibilidades de uso associadas ao Genfibrozila, que funciona de modo igualmente positivo para as mesmas.
Nesse sentido, podemos evidenciar que entre suas indicações estão os seguintes quadros:
- Prevenção primária da doença arterial coronária DAC;
- Prevenção primária de infarto do miocárdio;
- Tratamento dos níveis elevados de triglicerídeos em adultos.
Mas é claro, independente de ter em vista as possibilidades de uso da medicação ela não deve passar a ser utilizada sem que antes a indicação parta de um médico, já que ele é quem vai saber o melhor para o seu caso em específico.
Como Tomar/Dosagem
Com base na análise da bula do Genfibrozila, é possível perceber as indicações do seu uso, como a forma de uso e sua dosagem. De tal maneira, é possível traçar a seguinte especificação:
- Dose diária usual de Genfibrozila é: 900 mg a 1200 mg meia hora antes do jantar. A dose máxima é de 1500 mg por dia, dividida em duas vezes ao dia, meia hora antes do desjejum e do jantar.
Já no que diz respeito a questões como o período total de utilização do medicamento, por exemplo, não há como estabelecer um prazo correto. Para isso, cabe ao seu médico analisar os resultados obtidos e perceber quando ela pode ser pausada ou encerrada por completo.
Contudo, o mais comum é que o tratamento dure em média 3 meses. Se ao final desse prazo não houver melhoras, deve haver uma mudança na medicação utilizada.
Contraindicações
Há ainda contraindicações associadas ao Genfibrozila. Assim, a partir disso nos referimos a quadros onde o seu uso não é indicado, podendo gerar um agravamento nos sintomas já apresentados ou até mesmo colaborar para o surgimento de outros.
Abaixo, confira os casos em que ele não deve ser utilizado:
- Pacientes com disfunção hepática ou renal grave;
- Pacientes com problemas na vesícula biliar;
- Pacientes que apresentam hipersensibilidade a quaisquer componentes da fórmula;
- Pacientes que fazem uso de repaglinida e outros reguladores de lipídeos.
Por conta disso, é muito importante que seja claro com o seu médico e passe para ele as suas especificidades, o que vai ajudá-lo a receitar o remédio correto para o seu caso com base nas contraindicações apresentadas por eles.
Efeitos Colaterais
Há ainda que considerar reações adversas comuns, que normalmente são apresentadas a partir do seu uso e podem até assustar, mas já são previstas pela própria bula e demonstra reações normais do nosso corpo.
Dessa forma, se vai passar a utilizar o medicamento em questão, considere que ele pode te trazer sintomas como os seguintes:
- Pele amarelada;
- Pancreatite (inflamação do pâncreas);
- Tonturas;
- Sonolência;
- Parestesia (sensação anormal como ardor, formigamento e coceira na pele);
- Neurite periférica (inflamação de algum nervo);
- Diminuição da libido;
- Visão turva;
- Impotência sexual;
- Inflamação das articulações;
- Sinovite (inflamação das membranas das articulações);
- Dores musculares;
- Dermatite (inflamação da pele);
- Angioedema (inchaço embaixo da pele e nas mucosas)
- Anemia grave;
- Leucopenia (diminuição dos glóbulos brancos);
- Trombocitopenia (diminuição do número de leucócitos e plaquetas);
- Eosinofilia (aumento de eosinófilo no sangue).
Mas se atente, pois ainda que já sejam esperados eles devem ser devidamente informados ao seu médico quando surgirem, assim poderão seguir sendo acompanhados para identificar possíveis anormalidades e até mesmo suspender o uso caso se faça necessário.
Gravidez e Lactação
Assim como ocorre em todos os casos, o Genfibrozila deve ser consumido por mulheres que estão grávidas ou amamente somente diante de uma receita médica dada após a análise devida do caso apresentado.
Isso porque não há uma contraindicação voltada para esse caso, mas é preciso ter ainda mais atenção diante dele, principalmente ao longo do primeiro trimestre de gravidez.
Composição
Genfibrozila contém: genfibrozila (substância ativa em quantidade indicada na embalagem do medicamento) e excipientes – dióxido de silício, amido pré-gelatinizado, polissorbato 80, amidoglicolato de sódio, estearato de magnésio, hipromelose + macrogol, dióxido de titânio, etilcelulose, álcool etílico e água purificada.
Preço
Os preços de Genfibrozila variam entre R$ 25 e R$ 70, o que depende de fatores como o local de realização da compra e quantidade de comprimidos, por exemplo. Por isso, considere ainda variações tanto para mais quanto para menos.
No momento da compra, além de se atentar ao preço, não esqueça de ir acompanhado da receita médica.
Atualizado em: 24/07/2023 na categoria: Antilipêmicos - Redutores de Colesterol