Você com certeza já deve ter ouvido falar no Dramin, um remédio de venda livre em qualquer farmácia, muito utilizado durante viagens, durante a gravidez e por pessoas com labirintite, mas por que será que ele é indicado para uso especificamente nessas situações? Eu já vou te responder isso e te dizer como ele age no organismo!
Para que serve o Dramin?
Então, o Dramin é muito utilizado durante viagens, na gravidez e por pessoas com labirintite porque porque ele previne e trata enjoos, vômitos e tontura.
Ele também é indicado para tratar as vertigens em geral, além da labirintite, após as sessões de radioterapia, você já deve ter ouvido falar que elas causam bastante enjoo, e antes e depois de cirurgias também.
O Dramin é um medicamento de referência na prevenção da cinetose, que é o enjoo de movimento, e no controle da vertigem de diversas causas.
Ele é seguro para uso durante a gestação, tanto o Dramin tradicional, quanto o Dramin B6, que tem vitamina B6 em sua fórmula. Eu já vou te contar como ele age no organismo, mas ainda tem uma indicação de uma doença rara em que ele é eficaz no tratamento também.
O Dramin também é utilizado no tratamento da doença de Ménière, uma doença rara que acomete o ouvido interno e pode levar até mesmo à perda auditiva permanente. Nesse caso, a substância ativa dele pode atuar tratando os sintomas das crises agudas de vertigem, que começam de repente e podem durar até horas.
Como o Dramin age no organismo?
O princípio ativo de Dramin é o dimenidrinato, um anti-histamínico que, muito provavelmente, age inibindo o centro do vômito e as funções do labirinto no cérebro, que é o órgão presente no ouvido que está ligado não só à audição, mas também ao equilíbrio e à percepção da posição do corpo no espaço. Eu digo provavelmente porque ainda não se sabe ao certo o mecanismo pelo qual Dramin® consegue controlar esses enjoos, vômitos e tonturas.
Ele começa a agir em 15 a 30 minutos após a sua ingestão e o seu efeito dura por volta de quatro a seis horas.
Comparado a outros remédios pra enjoo, ele é tão eficaz quanto o Plasil, que tem a metoclopramida como princípio ativo e você até pode já ter ouvido falar também ou ter usado, e quanto a ondansetrona após cirurgias, que é o princípio ativo do Vonau.
Atualizado em: 30/11/2023 na categoria: Anti-hístamínicos