A doxiciclina ou cloridrato de doxiciclina é um antibiótico que serve para tratar gonorreia e sífilis, infecções urinárias, pneumonia e outras infecções respiratórias, entre outras doenças causadas por bactérias sensíveis à sua ação.
Para que serve a Doxiciclina?
Confira no vídeo abaixo todos os tipos de infecções bacterianas que podem ser tratadas com o cloridrato de doxiciclina:
Posologia
Os comprimidos da doxiciclina devem ser tomados com água para diminuir a irritação e lesões no esôfago. Caso a água não seja suficiente para evitar esse sintomas, o medicamento pode ser tomado com alimentos ou com leite.
Dose para adultos
A dose usual recomendada pela bula para adultos é de 200 mg do cloridrato de doxiciclina em dose única no primeiro dia de tratamento (ou 100 mg a cada 12 horas), seguidos de uma dose única de 100 mg por dia pelo tempo determinado pelo médico.
O tratamento de infecções mais graves, incluindo principalmente as infecções urinárias crônicas, geralmente é feito com doses diárias de 200 mg ao longo do tempo indicado pelo(a) médico(a).
Dose para crianças
Para crianças a partir dos 8 anos de idade pesando 45 kg ou menos, a dose usual recomendada pela bula é de 4,4 mg/kg de peso em dose única ou divididos em 2 doses no primeiro dia de tratamento, seguida de uma dose diária de 2,2 mg/kg de peso nos dias seguintes, em uma única tomada ou divididos em duas doses, uma a cada 12 horas.
As infecções mais graves podem ser tratadas com doses maiores de acordo com a orientação da bula, com doses de manutenção de até 4,4 mg/kg de peso diariamente.
Crianças que pesam mais de 45 kg podem utilizar a mesma dose indicada para adultos.
Infecções uretrais
- 100 mg de cloridrato de doxiciclina, 2 vezes por dia por 7 dias.
Sífilis
O tratamento da sífilis com o cloridrato de doxiciclina é uma alternativa para pacientes alérgicos à penicilina.
- 100 mg, 2 vezes por dia por 2 semanas.
Acne vulgaris
- Dose única diária de 100 mg por até 3 meses.
O tratamento com a doxiciclina deve ser mantido por pelo menos 24 a 48 horas após o desaparecimento dos sintomas da infecção, incluindo febre.
Nos casos de infecções estreptocócicas, o tempo de uso do medicamento após o desaparecimento dos sintomas sobe para 10 dias para prevenir a ocorrência de febre reumática e glomerulonefrite.
Efeitos colaterais
Os efeitos colaterais mais comuns do cloridrato de doxiciclina incluem:
- Reações alérgicas;
- Dor de cabeça;
- Enjoo e vômitos;
- Sensibilização da pele.
Azia e gastrite também podem ocorrer, mas de forma incomum.
Contraindicações
O uso do cloridrato de doxiciclina não é indicado para pacientes alérgicos a qualquer componente de sua fórmula ou à tetraciclina, para grávidas e mulheres que estão amamentando e para crianças com menos de 8 anos de idade.
Preço
O preço da caixa com 15 comprimidos de 100 mg do cloridrato de doxiciclina varia de R$ 18,00 a R$ 48,00. O medicamento de referência no mercado é o Vibramicina. Clordox e Doxiclin são similares.
Atualizado em: 30/06/2022 na categoria: Antibióticos