Dexa-Citoneurin é composta por vitaminas do complexo B e dexametasona, um corticoide com ação anti-inflamatória potente. Dexa-Citoneurin é indicada para tratar alguns casos de dores e inflamações nos nervos.
Para que serve Dexa-Citoneurin?
No vídeo abaixo você confere todas as indicações de Dexa-Citoneurin, como esse medicamento age no organismo, se o tratamento engorda e outras dúvidas respondidas:
Posologia
Para usar o Dexa-Citoneurin é preciso misturar o conteúdo da ampola I e da ampola II que correspondem a uma dose do medicamento. Deve-se utilizar uma seringa com capacidade mínima de 3 ml para fazer essa mistura. Assim que as ampolas forem abertas, o conteúdo deve ser utilizado imediatamente.
Cada ampola I de 2 ml tem 100 mg de vitamina B1, 100 mg de vitamina B6 e 5.000 mcg de vitamina B12. E cada ampola II de 1 ml tem 4 mg de acetato de dexametasona.
A dose indicada para adultos é de uma injeção a cada 2 ou 3 dias, que deve ser injetada via intramuscular profunda, de preferência nas nádegas. O melhor horário para fazer a administração do medicamento é pela manhã.
O tratamento com 3 injeções ao total geralmente é o suficiente.
Efeitos colaterais
Vamos aos efeitos colaterais. Durante o tratamento com Dexa-Citoneurin®, o local de aplicação da injeção pode ficar dolorido e irritado.
A dexametasona pode chegar a provocar úlceras, reações alérgicas na pele e anafilaxia.
Se o uso for prolongado, pode inchaço no corpo e no rosto, irregularidades menstruais e retenção de líquido, pressão alta e fraqueza muscular, além de dor de estômago, visão turva, alterações do humor, dificuldade de cicatrização e facilidade de sofrer contusões, mais reações na pele e facilidade de contrair infecções, além da diminuição da resposta a vacinas e testes cutâneos.
Nos idosos, os efeitos colaterais incluem sintomas de diabetes, enfraquecimento e perda de tecido ósseo, diminuição da estatura e fraturas.
A ingestão de medicamentos contendo vitaminas do complexo B, como é o caso do Dexa-Citoneurin, pode causar enjoo, vômitos, diarreia, dor no abdômen, suor excessivo, taquicardia e reações na pele.
Choque anafilático pode ocorrer numa frequência muito rara (menos de 0,01% dos pacientes que utilizam o medicamento).
Contraindicações
Esse medicamento é contraindicado para pacientes alérgicos a qualquer componente da fórmula, para pacientes com problemas cardíacos, hipertensão arterial, úlceras no estômago ou intestino, diabéticos ou com infecções graves.
O Dexa-Citoneurin também não deve ser administrado em pacientes com Parkinson que fazem tratamento apenas com levodopa e as crianças também não podem utilizá-lo.
Como a dexametasona é excretada no leite materno e pode provocar efeitos nocivos ao bebê, e doses altas de vitamina B6 podem inibir a produção de leite, por isso o Dexa-Citoneurin não deve ser utilizado durante a amamentação. Mulheres grávidas não devem utilizá-lo sem orientação médica.
Preço
O preço de 3 ampolas de Dexa-Citoneurin fica na média de R$ 30,00.
Atualizado em: 29/06/2022 na categoria: Corticosteroides/Corticoides