Os remédios para corrimento vaginal podem ser utilizados em dose única ou pomada ginecológica para tratar o corrimento com mau cheiro de peixe, o corrimento amarelo, esverdeado ou o corrimento branco provocados pela candidíase, tricomoníase ou vaginose bacteriana.
O que causa cada tipo de corrimento
Para falar dos remédios para corrimento, é preciso saber quais infecções causam cada tipo de corrimento.
Corrimento branco
O corrimento branco, pastoso, grosso e em grande quantidade, semelhante a leite coalhado, é causado pela candidíase vaginal. A candidíase é uma infecção fúngica causada pelos fungos Candida albicans que já estão presentes naturalmente na flora vaginal, mas quando se multiplicam em excesso em virtude do calor, umidade, imunidade baixa ou outros fatores que alteram a flora vaginal eles acabam penetrando nos tecidos e provocando a infecção.
Quando causado pela candidíase, o corrimento branco não costuma ter mau cheiro e geralmente é acompanhado por coceira intensa e vermelhidão e irritação na vulva.
Mas é possível ter um corrimento branco que não é causado por nenhuma infecção vaginal, o chamado corrimento fisiológico, que é natural da mulher e muda de acordo com o período do ciclo mensal, podendo ficar branco leitoso ou mais pastoso em alguns períodos, mas sempre em pequena quantidade, sem mau cheiro ou outros sintomas incômodos.
Corrimento amarelado ou amarelo esverdeado
O corrimento amarelado ou amarelo esverdeado geralmente é causado pela tricomoníase, que é uma infecção sexualmente transmissível causada por um parasita, o protozoário Trichomonas vaginalis, que causa corrimento amarelado ou amarelo esverdeado com mau cheiro forte, dor e irritação na vulva, coceira e dificuldade para urinar.
O corrimento amarelado também pode ser causado pela vaginose bacteriana, que também pode apresentar corrimento branco acinzentado com mau cheiro.
Corrimento branco acinzentado
Outro corrimento que indica infecção é o corrimento branco acinzentado em grande quantidade, cremoso, com um odor forte semelhante a cheiro de peixe que fica pior durante a menstruação ou nas relações sexuais. Ele é causado pela vaginose bacteriana, que acontece quando a flora vaginal sofre um desequilíbrio e a quantidade das bactérias diminui, permitindo o crescimento de bactérias causadoras de infecção, principalmente a Gardnerella sp..
Outros sintomas podem estar presentes, como coceira intensa, queimação ou desconforto ao urinar e o corrimento também pode ser amarelado.
Remédios para corrimento em dose única
Os remédios para corrimento em dose única são o Fluconazol (150 mg), que serve para tratar a candidíase vaginal, e o Secnidazol (2 comprimidos de 1000 mg), que serve para tratar a tricomoníase. A mesma dose de Secnidazol deve ser tomada pelo parceiro ou parceira sexual, mesmo sem sintomas.
Remédio para corrimento com mau cheiro
Os remédios para corrimento com mau cheiro de peixe geralmente são os remédios antibacterianos e antiprotozoários. A preferência deve ser dada aos remédios via oral, mas eles podem ser associados às pomadas e geleias vaginais, de acordo com a orientação médica:
- Secnidazol em dose única de 2g: para corrimento com mau cheiro causado pela tricomoníase. O corrimento geralmente é amarelado ou amarelo-esverdeado com mau cheiro de peixe, acompanhado por dor e coceira;
- Metronidazol (comprimidos 2g em dose única e geleia vaginal): tem atividade antimicrobiana, indicado para combater o corrimento com mau cheiro causado pela tricomoníase ou vaginose bacteriana (corrimento branco acinzentado com mau cheiro e coceira);
- Tinidazol em comprimidos, 2 g via oral em dose única, indicado no tratamento da tricomoníase e vaginose bacteriana;
- Tioconazol + Tinidazol (pomada vaginal): indicado para tratar tricomoníase, vaginose bacteriana e candidíase.
Remédio para corrimento branco
Corrimento branco sem mau cheiro
O corrimento branco pastoso, com aspecto de leite coalhado, sem mau cheiro, mas acompanhado de sintomas como coceira intensa, vermelhidão na vulva e aspecto de leite coalhado geralmente é tratado com remédios antifúngicos, pois é sintoma de candidíase. Os medicamentos indicados são:
- Fluconazol em comprimidos: dose única de 150 mg. Para candidíase recorrente ou de repetição: 1 dose única mensal de Fluconazol 150 mg via oral, durante 4 a 12 meses;
- Pomadas vaginais: clotrimazol, nistatina, miconazol, tioconazol+tinidazol, isoconazol.
Corrimento branco com mau cheiro
O corrimento branco ou branco acinzentado com mau cheiro geralmente é sinal de vaginose bacteriana, diagnosticada através do exame papanicolau (preventivo). Os remédios geralmente indicados pelo(a) ginecologista para o tratamento são:
- Metronidazol em comprimidos, dose única de 2g;
- Metronidazol geleia vaginal por 7 a 12 dias;
- Tinidazol em comprimidos, 2 g via oral em dose única.
Remédio para corrimento esverdeado
O remédio geralmente indicado para tratar o corrimento esverdeado é o Secnidazol em comprimidos, com uma dose única de 2g, ou Metronidazol em comprimidos, também com uma dose única de 2 g via oral, eficazes no tratamento da tricomoníase, a infecção sexualmente transmissível cujos sintomas incluem corrimento amarelado ou corrimento amarelo esverdeado acompanhado por mau cheiro, coceira e dor ao urinar.
Pomadas vaginais também podem ser prescritas pelo(a) ginecologista, como Tioconazol + tinidazol e Metronidazol geleia vaginal.
Remédios para corrimento amarelo
O corrimento amarelo nem sempre é sinal de infecção, principalmente se não for acompanhado de outros sintomas e tiver coloração clara, pois esse tipo de corrimento pode ser natural em alguns períodos do ciclo mensal, principalmente durante a ovulação.
Para o corrimento amarelo com mau cheiro de peixe, coceira ou outro sintoma incômodo, as prováveis causas incluem vaginose bacteriana ou tricomoníase. Nesse caso, os seguintes remédios podem ser indicados pelo ginecologista:
- Secnidazol comprimidos em dose única de 2g;
- Metronidazol comprimidos em dose única de 2g ou na dose de 500 mg a cada 12 horas, durante 7 dias (em caso de tricomoníase ou vaginose bacteriana);
- Clindamicina creme 2% para uso intravaginal, por 7 dias, uma aplicação por noite.
É importante fazer o exame papanicolau (preventivo) para diagnosticar a infecção causadora do corrimento vaginal e outras infecções sexualmente transmissíveis. Os remédios para corrimento só devem ser utilizados de acordo com a prescrição médica.
Atualizado em: 04/07/2022 na categoria: Antibacterianos, Antifúngicos, ficar