O chá verde se popularizou aqui no ocidente devido a sua capacidade em promover o emagrecimento, mas seus benefícios são infinitamente maiores que apenas emagrecer.
A Camellia Sinensis é a planta que dá origem ao chá verde, assim como o chá preto e o matchá, a diferença entre eles está no cultivo, tempo de fermentação, tipos de solo e outras variantes.
Consumido desde muito tempo no oriente, esse chá ganhou os holofotes aqui no ocidente pelos seus diversos benefícios, entre eles seu alto teor de antioxidantes e cafeína, que tem relação direta com a prevenção de algumas doenças e até o emagrecimento.
Vou te dar uma dica importantíssima de como aproveitar todos os benefícios desse chá: no preparo, quando a água estiver próxima de ferver, desligue, coloque a água na xicara e acrescente as folhas ou sachê e deixe por até 1 minuto. Coe ou retire o sachê e beba imediatamente para não perder os antioxidantes.
Prevenir o envelhecimento precoce
Devido a presença de antioxidantes como as catequinas, é possível cobater as ações do estresse oxidativo. Esses são responsaveis por influenciar na atividade anormal de células e inflamação crônica, que pode levar a um envelhecimento precoce, além de diversas doenças.
Pode reduzir o risco de alguns tipos de câncer
Considerado uma das principais causas de morte humana, o câncer é caracterizado pelo crescimento anormal de algumas células.
Alguns estudos afirmam que consumidores de chá verde tem menor risco em desenvolver alguns tipos de câncer. Isso se deve a propriedade antioxidante do chá, que ajudam contra o estresse oxidativo, combatendo os radicais livres, responsáveis por danos oxidativo no nosso corpo, o que leva a inflamação crônica, que por sua vez é responsável pelo surgimento de diversas doenças, como por exemplo o câncer.
Auxiliar na queima de gordura
Alguns estudos informam que a cafeína e a catequina, presentes no chá verde, são responsáveis por aumentar algumas vias metabólicas e causando essa sensação de aceleração do metabolismo, por isso essa bebida é considerada excelente para auxiliar a perda de peso, porém esse efeito varia conforme organismo e o chá sozinho, sem uma mudança na alimentação e estilo de vida, não trará esse e outros benefícios.
Pode ajudar na prevenção da doença metabólica e resistência a insulina, o que pode levar a diabetes tipo 2.
Isso devido ao chá verde melhorar a sensibilidade a insulina, reduzindo os níveis de açúcar no sangue.
Melhorar o desempenho durante atividade física
Embora as atividades físicas tenham infinitos benefícios para nossa saúde, elas produzem radicais livres no organismo, o que pode danificar nossas células.
Graças a forte ação antioxidante da catequina, presente no chá verde, é possível combater esse estresse oxidativo. O que auxilia no desempenho do exercício e melhora na recuperação.
Prevenir doenças neurodegenerativas
Devido a presença de catequinas, teanina e cafeína que tem ação neuroprotetora, o chá verde está associado a redução do risco de Doença de alzheimer e a melhora da função cognitiva em idosos.
Inflamação, acumulo anormal de proteínas fibrosas, aumento da expressão de proteínas pró-apoptóticas, que induzem a morte celular, e estresse oxidativo são os principais alvos dessas substãncias fitoquímicas presentes no chá verde e que são responsáveis pela morte de células neurais no córtex cerebral.
Já a cafeína, mesmo que em menor quantidade se comparado ao café, é o suficiente para estimular as funções cerebrais, que junto ao aminoácido l-teanina, melhora as funções do cérebro.
Atualizado em: 29/06/2023 na categoria: Naturais