Cefaliv é um remédio que serve para tratar a dor de cabeça e a enxaqueca, principalmente, mas tem muitas contraindicações, por isso é muito importante saber o que está na bula antes de utilizá-lo. A caixa com 12 comprimidos custa entre R$ 14,00 e R$ 20,00 e ele tem a di-hidroergotamina na composição que age diretamente no cérebro pra aliviar a dor, entre outros ativos. Fica aqui comigo até o final que eu vou te contar tudo sobre a bula do Cefaliv.
Composição
E eu começo falando pra vocês sobre a composição do Cefaliv. Eu já te contei que ele serve pra tratar as dores de cabeça, principalmente a enxaqueca, e isso graças a di-hidroergotamina (1 mg) que age diretamente no sistema nervoso central especificamente contra a enxaqueca; tem dipirona monoidratada (350 mg), que é um analgésico potente, e, ainda, a cafeína (100 mg), que aumenta a eficácia da dipirona.
Cefaliv é anti-inflamatório?
E respondendo a uma dúvida comum, se o Cefaliv é anti-inflamatório, a resposta é não, ele é um remédio específico para tratar a enxaqueca e dores de cabeça, agindo sobre os vasos sanguíneos do crânio e sobre a dor. Ele não tem nenhuma substância anti-inflamatória na fórmula.
Posologia
A dose geral indicada pro tratamento da enxaqueca com o Cefaliv é de 1 a 2 comprimidos assim que a dor der o primeiro sinal. Caso ela não ceda, é indicado tomar 1 comprimido a cada meia hora, até o máximo de 6 comprimidos por dia, por até 10 dias.
Efeitos colaterais
E quanto aos efeitos colaterais, todos os que são listados na bula do Cefaliv são de frequência desconhecida, como enjoos e vômitos, tontura, sonolência, dores musculares e fraqueza nas pernas, boca seca, reações alérgicas na pele, entorpecimento e formigamento dos dedos.
O paciente não deve dirigir veículos ou operar máquinas durante o tratamento.
Contraindicações
E vamos para as contraindicações. O cefaliv não pode ser usado por pacientes menores de 18 anos ou para tratar a enxaqueca basilar ou hemiplégica. Quem tem alergia a qualquer componente da fórmula ou a outros alcaloides do ergot, ao ácido acetilsalicílico, ao paracetamol ou a outros remédios anti-inflamatórios, às pirazolonas e às pirazolidinas, também não deve utilizá-lo.
O Cefaliv não é indicado para mulheres grávidas ou que estejam tentando engravidar e também durante a amamentação. E quem tem as seguintes doenças não pode fazer o tratamento com esse remédio:
Hipertensão não controlada, infarto agudo do miocárdio, angina pectoris e outras doenças cardíacas isquêmicas ou doenças vasculares periféricas, assim como doenças graves nos rins ou no fígado, hipotensão prolongada, sepse após cirurgia vascular, doenças metabólicas, deficiência congênita da glicose-6-fosfato desidrogenase e em quem tem alguma alteração da função da medula óssea ou doenças que afetam o sangue.
Interações medicamentosas
E a bula do Cefaliv orienta que o uso não deve ser feito junto com medicamentos inibidores da recaptação da serotonina, como a sibutramina, com remédios que tratam a AIDS, com o metronidazol e a zileutona, alguns antibióticos, antifúngicos e antidepressivos. O uso junto com a lidocaína e com remédios vasoconstritores também não é indicado, assim como com a toranja, com bebidas alcoólicas e nicotina.
Atualizado em: 30/11/2023 na categoria: Tratamento de enxaqueca