Para que Serve a Bromoprida?

A bromoprida pode ser indicada para quem sofre com digestão lenta, estufamento e refluxo, mas ela também possui outras indicações. Hoje você confere a bula simplificada desse medicamento e eu também vou tirar várias dúvidas sobre ele: se serve para gases, diarreia, se dá sono, qual é a posologia, enfim, vá até final para não perder nenhuma informação.

Para que serve a Bromoprida?


A bromoprida é indicada para tratar refluxo gastroesofágico, enjoos e vômitos e também é indicada para uso antes de procedimentos radiológicos do trato gastrintestinal.

Essa substância acelera o esvaziamento do estômago e aumenta o trânsito intestinal, o que resulta no aceleramento da digestão, além de também ter propriedade antiemética, ou seja, combate enjoos e vômitos.

Ele é encontrado em diferentes apresentações: cápsulas, comprimidos, solução injetável e solução oral, nas versões genérica e de referência, com os nomes comerciais de Digesan e Plamet, e o similar Digestina.

Serve para gases?

Ela não tem indicação para eliminar gases. Como é indicada para tratar a indigestão, ela diminui os sintomas ligados a essa condição, como queimação, sensação de estufamento e enjoos.

Serve para diarreia?

E já tirando outra dúvida frequente, a bromoprida não serve para tratar a diarreia, pelo contrário: como ela acelera os movimentos intestinais, ela pode piorar o quadro.

Serve para dor no estômago?

Quanto a tratar a dor de estômago, a bula do medicamento não possui indicação, o que ele pode fazer é aliviar a sensação de estufamento após as refeições, já que acelera a digestão. A bromoprida não tem efeito analgésico, não alivia cólicas estomacais, nem diminui a produção de ácido ou protege a mucosa do estômago. É preciso saber a causa da dor de estômago para partir para o tratamento adequado, que deve ser prescrito pelo médico, podendo envolver medicamentos como Buscopan ou Pantoprazol.

Comenta aqui embaixo se você possui algumas dessas indicações, se você sofre com a indigestão, refluxo ou enjoos.

Bromoprida dá sono?

Outra dúvida muito comum sobre a bromoprida é se ela dá sono, e sim, a sonolência é um de seus efeitos colaterais mais comuns, juntamente com inquietação, fadiga e esgotamento. Daqui a pouco você confere mais efeitos colaterais que ele pode causar.

Como tomar – Comprimido, Solução e Gotas

Posologia! De acordo com a bula, a dose indicada para adultos é de 1 comprimido ou cápsula de 10 mg ou 10 ml da solução oral, de 8 em 8 horas, 20 a 30 minutos antes das refeições, ou de 12 em 12 horas, não ultrapassando a dose máxima de 60 mg ao dia

Quantas gotas?

Para crianças a partir de 1 ano, são indicadas as apresentações líquidas: 0,5 ml a 1 ml por quilo de peso da solução oral, 3 vezes ao dia; ou 1 a 2 gotas por quilo de peso da apresentação gotas pediátricas, três vezes ao dia.

Importante ressaltar que a bromoprida só deve ser utilizada com orientação médica.

Efeitos colaterais

E voltando a falar sobre os efeitos colaterais, além da sonolência e inquietação, que são os efeitos mais comuns, é menos comum ocorrer insônia, dor de cabeça e tontura, enjoos e sintomas extrapiramidais. Esses sintomas incluem inquietude, movimentos involuntários, tremores e fala enrolada.

Também são listados a produção e saída de leite pelas mamas, tanto em homens quanto em mulheres, o crescimento das mamas nos homens, erupções cutâneas e distúrbios intestinais, outros efeitos incomuns.

Bromoprida acelera o coração?

E como a bromoprida não interfere no sistema cardiovascular, ela não causa taquicardia, não acelera o coração.

Contraindicações

Quem não pode usar a bromoprida: pacientes alérgicos a qualquer componente do medicamento ou que possuem alguma condição que pode ser agravada pela aceleração dos movimentos gastrointestinais, por exemplo, sangramentos, obstrução ou perfuração no estômago ou intestino; também os pacientes com epilepsia ou que utilizam medicamentos que podem causar reações extrapiramidais e pacientes com feocromocitoma.

A solução injetável, solução oral e as gotas pediátricas são contraindicadas para crianças menores de 1 ano de idade.

A bromoprida também não deve ser utilizada durante a gravidez e a amamentação, exceto com orientação médica.

Quem tem alergia ao ácido acetilsalicílico – a aspirina, pode apresentar reações alérgicas ao corante amarelo de tartrazina presente na formulação das cápsulas e solução oral.

Preço

O preço da Bromoprida varia bastante, a depender da marca e da apresentação. O genérico pode custar de R$ 10,00 a R$ 25,00.

Atualizado em: 08/11/2023 na categoria: Antieméticos