Hoje você confere a bula completa da azitromicina: um antibiótico indicado para adultos e crianças no tratamento de diversas infecções bacterianas.
Para que serve a azitromicina?
A azitromicina di-hidratada em comprimidos de 500 mg e em pó para suspensão com 600 mg, 900 mg ou 1500 mg servem para tratar:
- Infecções do trato respiratório inferior, como bronquite e pneumonia, e do trato superior, como sinusite e faringite;
- Infecções da pele e de tecidos moles;
- Otite média aguda, que é a infecção do ouvido médio;
- E algumas infecções sexualmente transmissíveis: clamídia não complicada em homens e mulheres, gonorreia sem resistência múltipla e o cancro.
Isso, é claro, quando a bactéria causadora da infecção for sensível à ação da azitromicina.
Azitromicina serve para infecção urinária?
Uma dúvida muito frequente sobre a Azitromicina é se o medicamento serve para infecção urinária. E embora seja um antibiótico que possa ser prescrito pelo médico nesse caso, não é a prescrição usual, já que existem outros mais eficazes, como o Trimetoprim-sulfametoxazol e a Nitrofurantoína.
Uso infantil
Para as crianças com menos de 15 kg até os 45 kg, é indicada a suspensão oral. Cada 5 mL da suspensão reconstituída corresponde a 200 mg de azitromicina. Os comprimidos revestidos só devem ser administrados em crianças que pesam mais de 45 kg.
De acordo com a bula, a dose total recomendada para crianças para todos os tratamentos é de 1500 mg ou 30 mg/kg, com dose única diária que varia de acordo com o tratamento.
Como tomar
Para tratar as infecções do trato respiratório inferior e superior, infecções da pele e de tecidos moles e otite média aguda, é indicada a dose de 500 mg, 3 vezes ao dia, durante 3 dias.
Para tratar gonorreia, clamídia e cancro, é indicada uma dose única de 1000 mg.
Os comprimidos da Azitromicina Di-Hidratada podem ser tomados com ou sem alimentos. Os adultos também podem utilizar o pó para suspensão reconstituída.
Efeitos colaterais
O tratamento com a Azitromicina geralmente é bem tolerado, não costuma causar efeitos colaterais, mas alguns que foram observados em estudos incluem leve redução na contagem de neutrófilos, distúrbios auditivos e distúrbios gastrintestinais, como enjoos, vômitos e diarreia, disfunções no fígado e reações alérgicas, entre outros.
Azitromicina corta o efeito do anticoncepcional?
Respondendo a outra dúvida, a azitromicina não corta o efeito do anticoncepcional!
Contraindicações
E esse antibiótico é contraindicado aos pacientes alérgicos à própria azitromicina ou a qualquer outro componente de sua fórmula, também à eritromicina e a qualquer antibiótico macrolídeo e cetolídeo.
Preço
O preço da Azitromicina Di-hidratada em comprimidos de 500 mg varia entre R$10 e R$47.
Atualizado em: 08/11/2023 na categoria: Antibióticos