Anti-inflamatórios Naturais: Conheça-os!

Uma alimentação rica em anti-inflamatórios naturais pode evitar doenças, prolongar a nossa vida e ajudar a combater os sinais da inflamação quando eles já estão presentes, como a dor e o inchaço, por exemplo.

A inflamação é uma resposta natural e necessária produzida por nosso organismo através das prostaglandinas e citocinas, que são substâncias que ativam a resposta imunológica na tentativa de combater o que a está causando. Mas, muitas vezes, os sinais e sintomas dessa reação precisam ser controlados também, de tão intensos que se tornam.

A gente aqui do bulasimples montou uma lista com os melhores alimentos e chás que vão nos ajudar a prevenir e combater os sinais da inflamação, como a cúrcuma, o abacate, o chocolate amargo, o cravo-da-índia e até o vinho.

Cúrcuma

A cúrcuma ou açafrão, como também é chamada, tem um poder anti-inflamatório imenso por causa da curcumina. Essa substância é muito eficaz em combater inflamações causadas por infecções respiratórias virais, doenças crônicas, como a artrite, e também tem efeito anestésico.

Você pode usar o pó à vontade como tempero nas refeições e também consumir o chá, feito com 1 colher rasa de chá de cúrcuma em pó e 1 xícara de água. É só deixar o pó ferver por 5 a 10 minutos, depois coar e beber. Você pode tomar 2 a 3 xícaras por dia.

Abacate

O abacate é outro alimento anti-inflamatório rico em potássio, magnésio, fibras e gorduras boas para o coração. Um estudo publicado no portal PubMed em 2011 demonstrou que uma substância presente na fruta pode reduzir a inflamação nas células mais jovens da pele. É só incluir uma porção diária na alimentação para desfrutar de seus benefícios.

Frutas vermelhas

As frutas vermelhas, como morangos, amoras e framboesas, contêm antocianinas, que são um tipo de antioxidante que produz efeitos anti-inflamatórios capazes de reduzir o risco de doenças crônicas, de doenças no sistema cardiovascular, do câncer e de doenças degenerativas do sistema nervoso. E elas também ativam o sistema imunológico estimulando a produção de células especiais.

Chocolate amargo e cacau

O chocolate amargo e o cacau são ricos em antioxidantes e flavonóides que reduzem a inflamação e mantêm as artérias saudáveis. São alimentos que podem ser incluídos em sua dieta regularmente também.

Chá de cravo-da-índia

O cravo-da-índia possui eugenol, uma substância que tem ação antisséptica, anti-inflamatória, antibacteriana e anestésica, muito eficaz para aliviar dor de dente e inflamações na gengiva, ajudando, ainda, a prevenir infecções.

O chá é bem simples de fazer, você vai ferver 10 unidades de cravo da índia em uma quantidade de 1 xícara de água por 5 minutos, depois desligar o fogo, tampar, esperar esfriar e coar. Depois é só utilizá-lo pra fazer bochechos ou gargarejos, no caso de inflamação da garganta, 2 vezes ao dia, cuspindo o chá depois.

Alho

E todo mundo já sabe que o alho é um super alimento com diversos benefícios. Quando a gente corta ele, uma reação química acontece e resulta na produção da alicina, que é a substância anti-inflamatória que nós queremos aqui. Para obter o máximo possível dela, o recomendado é picar o alho e esperar 10 minutos antes de ingerir. Um dente de alho por dia é o suficiente para aproveitar os seus benefícios, incluindo o aumento dos antioxidantes no corpo e a regulação dos marcadores que promovem inflamação.

Azeite extravirgem

50 ml de azeite extravirgem também podem diminuir marcadores inflamatórios no organismo pela presença de ômega 3 e do efeito do oleocanthal, um antioxidante presente em sua composição que produz ação anti-inflamatória comparada a do ibuprofeno. O ideal é utilizá-lo diariamente na alimentação.

Vinho

E também vamos falar sobre o vinho. Ele possui resveratrol, um composto bioativo que quando se liga a uma proteína reguladora produz efeito anti-inflamatório relacionado a doenças cardiovasculares. Consumir vinho com moderação ajuda a proteger as artérias e o coração e prolonga a vida!

Chá de gengibre

Em um estudo norte-americano publicado em 2012, foi demonstrado que o gengibre apresentou a mesma eficácia da betametasona contra inflamações. Ele ajuda a reduzir a produção de citocinas, o que diminui os sintomas inflamatórios. O gengibre vai servir principalmente para os casos de gripes e resfriados, infecções respiratórias, inflamações de garganta e congestão nasal, e ajuda muito a fortalecer a imunidade porque tem uma grande quantidade de vitamina C. Além disso, ele acalma o sistema digestivo e é ótimo pra quem tem síndrome do intestino irritável.

Pra fazer o chá, você vai precisar ferver um litro de água, desligar o fogo, acrescentar 1 colher de chá de gengibre ralado, tampar a panela e deixar descansar por 10 minutos. Depois é só coar e tomar um a dois copos do chá por dia, e você também pode colocar algumas rodelas de limão pra potencializar os seus efeitos.

Chá verde

Quanto ao chá verde, os flavonoides e catequinas presentes na sua composição fazem dele um poderoso antioxidante, mais ainda do que a vitamina E, e anti-inflamatório também. O chá verde ajuda a prevenir infecções digestivas e respiratórias e inibe a multiplicação de células cancerígenas.

Você pode fazer o chá usando uma colher de chá das folhas ou um sachê e uma xícara de água fervente. É só fazer a infusão por 10 minutos, coar e beber. O indicado é beber de 3 a 4 xícaras por dia, excluindo o período da noite, já que ele tem cafeína e pode causar insônia. O consumo deve ser feito com cautela, pois em excesso ele pode causar ou piorar a insônia, gastrite e até mesmo problemas no fígado.

O chá verde também é contraindicado para gestantes e mulheres que estão amamentando, crianças, pessoas que já sofrem de insônia, hipertireoidismo, gastrite e pressão alta.

Funcho

E tem também o funcho, mais conhecido por tratar as cólicas nos bebês, mas que também é um excelente anti-inflamatório natural, com substâncias como anetol, estragol e alcânfora que ajudam a aliviar a inflamação no estômago e na garganta, diminuindo o aumento da secreção nas vias respiratórias. O funcho também ajuda a combater dores nas articulações.

Você pode consumi-lo na forma de chá, usando 1 colher de sopa de sementes de funcho e 1 xícara de água fervente, deixando em infusão por 10 a 15 minutos. Ele é contraindicado para mulheres grávidas ou que estão amamentando.

Atualizado em: 23/11/2023 na categoria: Anti-inflamatórios, Naturais