A amoxicilina é mais conhecida como amoxilina e é ela é um antibiótico da classe das penicilinas eficaz no combate a vários tipos de infecções bacterianas. Ela pode ser usada em forma de cápsulas ou suspensão oral por adultos e crianças e só pode ser comprada com receita médica.
Hoje eu vou responder às dez maiores dúvidas sobre as indicações da Amoxicilina, se ela serve para tratar dor de dente e de garganta, infecções urinárias, o corrimento com mau cheiro, as gripes e a dor de cabeça, gonorreia, garganta inflamada, infecção intestinal e furúnculos.
Amoxicilina serve para dor de dente?
E eu começo respondendo se a amoxicilina serve pra dor de dente. Nesse caso, ela vai ser eficaz quando a causa dessa dor for uma infecção bacteriana. Geralmente esse tipo de infecção forma o que a gente chama de abscesso dentário, uma bolsa cheia de pus, com muita dor e inchaço envolvido. A amoxicilina vai agir na causa da dor, eliminando as bactérias causadoras da infecção.
E como o efeito dela não vai ser imediato, o ideal é usar, em conjunto, um anti-inflamatório, como a nimesulida, ou um analgésico, como a dipirona de uma grama, pra aliviar a dor mais rápido enquanto a amoxicilina combate a infecção.
Para os pacientes que têm alergia à penicilina, a clindamicina é um dos antibióticos que pode ser utilizado para o tratamento.
Amoxicilina serve para infecção urinária?
A amoxicilina também é utilizada no tratamento da infecção urinária, geralmente na dose de 250 mg 3 vezes ao dia para adultos e crianças acima de 40 kg, ou uma dose maior em casos mais graves, de 500 mg a cada 8 horas ou 750 mg a cada 12 horas. O tratamento pode durar de 3 a 7 dias.
Lembrando que, em alguns casos, o médico solicita a cultura de urina ou urocultura, um exame que vai determinar a bactéria que está causando a infecção urinária e que é muito importante porque, a partir disso, o médico vai escolher o antibiótico mais eficaz para o tipo de bactéria encontrada.
Amoxicilina serve para corrimento com mau cheiro?
Quanto ao tratamento do corrimento com mau cheiro, a amoxicilina não vai servir.
Esse tipo de corrimento geralmente é causado pela vaginose bacteriana ou pela tricomoníase.
Apesar de ser causada por bactérias, o tratamento da vaginose é feito com o metronidazol ou clindamicina por sete dias, e o tinidazol ou secnidazol também podem ser usados. Os sintomas são corrimento mais acinzentado e com um odor forte de peixe, e ardência na vulva.
A tricomoníase é causada por um parasita que é transmitido durante a relação sexual desprotegida. Nesse caso, os sintomas são um corrimento amarelo esverdeado com um cheiro de peixe bem forte também. E o seu tratamento é feito com o metronidazol e o tinidazol, os dois combatem protozoários e bactérias ao mesmo tempo e são os únicos capazes de curar a tricomoníase.
Amoxicilina serve para dor de garganta?
No caso da dor de garganta, a amoxicilina pode ser utilizada se a infecção bacteriana for diagnosticada, é o mesmo caso da dor dente. Nesse caso, geralmente vai haver presença de pontos brancos de pus na garganta. As doses recomendadas são de 250 mg ou 500 mg, 3 vezes ao dia, ou 750 mg duas vezes ao dia. A dor deve ceder por volta 2 a 3 dias após o início do tratamento, mas o médico pode receitar um analgésico pra aliviar a sua dor mais rápido enquanto o antibiótico faz efeito, como o paracetamol ou a dipirona.
Amoxicilina serve para gripe?
E as pessoas também perguntam se a amoxicilina serve para gripe, e a resposta é não. Nenhum antibiótico vai ajudar a aliviar os sintomas da gripe, porque ela é causada por vírus, e não por bactérias. Nesse caso, só existem remédios para aliviar os sintomas, como a dor no corpo, a dor de cabeça e a tosse, como analgésicos, antitérmicos e antigripais, como a Coristina D ou Benegrip. E aí o próprio organismo vai se livrar dos vírus causadores da infecção através do seu próprio sistema imunológico.
Amoxicilina serve para garganta inflamada?
E presta atenção aqui, nem toda inflamação de garganta é um sintoma de infecção bacteriana, então não é sempre que a amoxicilina vai servir para a garganta inflamada.
Geralmente, quando não há febre, pus ou outros sintomas como dor no corpo e tosse, a infecção bacteriana é descartada, até porque a inflamação da garganta pode ser causada por uma mudança brusca na temperatura, por exemplo, ou por uma infecção viral, como a gripe.
Então, nesse caso a amoxicilina só vai ser utilizada se a infecção por bactérias for confirmada pelo médico.
Amoxicilina serve para gonorreia?
O tratamento da gonorreia pode ser feito com a amoxicilina, com uma dose única de 3 gramas, que corresponde a 6 comprimidos de 500 mg. Mas o tratamento padrão não é esse, a amoxicilina não é o antibiótico mais eficaz, e sim a associação de ceftriaxona injetável + azitromicina oral, ou ciprofloxacino + azitromicina.
Amoxicilina serve para infecção intestinal?
Outra pergunta frequente é se a amoxicilina serve para tratar a infecção intestinal, e a resposta é sim. Em geral, a terapia dura de sete a 14 dias, mas a melhora dos sintomas da infecção já são percebidos logo nos primeiros dias. A dose padrão para os adultos é de 250 mg da suspensão oral a cada 8 horas, nos primeiros 3 dias, e depois essa dose pode ser aumentada para uma cápsula de 500 mg a cada 8 horas, nos casos mais graves.
E para as crianças, a dose padrão é de 125 mg da suspensão oral a cada 8 horas, que pode ser aumentada para 250 mg a cada 8 horas nos casos mais graves.
Amoxicilina serve para dor de cabeça?
Pra tratar uma simples dor de cabeça, seja ela uma dor de cabeça tensional, de origem muscular, ou uma enxaqueca, por exemplo, a amoxicilina não vai servir, isso porque ela só age nas contra as infecções bacterianas, então, o mais indicado pra você talvez seja um analgésico ou anti-inflamatório, como a dipirona de um grama ou o naproxeno, ou mesmo um relaxante muscular.
Amoxicilina serve para furúnculo?
A amoxicilina também pode ser usada para tratar os furúnculos, mas, nesse caso, o mais indicado é usar a associação da amoxicilina com o clavulanato de potássio, que tem uma fórmula ainda mais potente contra as infecções bacterianas. Eu vou deixar o link pra você conferir para que ela serve aqui embaixo na descrição.
Os comprimidos podem ser tomados por adultos e adolescentes a partir dos 12 anos, com as doses recomendadas de 1 comprimido de 500 mg + 125 mg de 8 em 8 horas ou 1 comprimido de 875 mg + 125 mg de 12 em 12 horas. A suspensão oral pode ser usada por crianças com menos de 12 anos.
Atualizado em: 29/06/2023 na categoria: Antibióticos