Allexofedrin é um antialérgico e descongestionante nasal que serve para tratar sintomas de rinite, com ou sem resfriado associado.
Ele serve para tratar espirros, coriza, coceira no nariz e nos olhos e nariz entupido, ou seja, todos os sintomas da rinite alérgica. Ao mesmo tempo em que combate a alergia, também age descongestionando as vias aéreas.
Também pode tratar outros processos congestivos das vias aéreas superiores causados por resfriados comuns em conjunto com a rinite alérgica.
Diferente do Allexofedrin, o Allexofedrin D tem 2 ativos: tem a ação antialérgica do cloridrato de fexofenadina e a ação descongestionante do cloridrato de pseudoefedrina.
Allexofedrin D tem corticoide?
A fórmula do Allexofedrin D não tem nenhum ativo corticoide, ele não é um medicamento hormonal.
Como usar
Os comprimidos devem ser tomados com um pouco de líquido, longe do horário das refeições.
A dose indicada para adultos e adolescentes a partir dos 12 anos de idade é de 1 comprimido, 2 vezes ao dia.
Para os pacientes com insuficiência renal, a bula recomenda a dose inicial de 1 comprimido por dia.
Quanto tempo para fazer efeito?
O Allexofedrin D começa a agir dentro de 1 hora depois de tomado e alcança seu efeito máximo em torno de 2 a 3 horas, que continua por 12 horas ou mais, por isso a posologia indica apenas duas doses diárias.
O que fazer em caso de esquecimento?
Se você esquecer de tomar uma dose do Allexofedrin D, pode tomá-la assim que possível, exceto se o horário da dose seguinte estiver próximo.
Efeitos colaterais: Allexofedrin D dá sono?
Os efeitos colaterais mais comuns durante o tratamento com Allexofedrin D incluem dor de cabeça, sonolência, tontura e enjoos. Pode ocorrer, também, de forma menos frequente, cansaço, insônia, nervosismo, distúrbios do sono ou pesadelos.
O tratamento deve ser interrompido caso o paciente fique com pressão alta, batimentos cardíacos acelerados ou qualquer outra alteração, ou efeitos colaterais relacionados ao sistema nervoso, como início ou piora da dor de cabeça.
Ah, e durante o uso de Allexofedrin D, o paciente pode perceber algo parecido com o comprimido original nas fezes, já que os ingredientes inativos desse medicamento são eliminados do corpo dessa forma, então isso é algo normal.
Contraindicações
Falando de quem não pode utilizar o Allexofedrin® D, ele é contraindicado para pacientes alérgicos a qualquer componente de sua fórmula, para menores de 12 anos e para pacientes com os seguintes problemas de saúde:
- Pressão alta grave ou descontrolada;
- Coronariopatia grave;
- Glaucoma de ângulo fechado;
- Retenção urinária relacionada a problemas na uretra e na próstata;
- Histórico de convulsões.
Ele também não é indicado para pacientes que estão utilizando outros medicamentos vasoconstritores e os pacientes em tratamento com medicamentos inibidores da monoaminoxidase ou que interromperam o tratamento há menos de 14 dias também não devem utilizá-lo.
Gravidez e amamentação
O uso na gravidez só deve ser feito caso seja orientado pelo médico, porque não se sabe se ele é prejudicial quando utilizado durante a gestação, mas a pseudoefedrina é excretada no leite materno, por isso o uso durante a amamentação deve ser evitado.
Preço
A caixa com 10 comprimidos de Allexofedrin D custa entre R$ 35,00 e R$ 50,00 e cada comprimido possui 60 mg de Cloridrato de fexofenadina e 120 mg de Cloridrato de pseudoefedrina.
Atualizado em: 23/11/2023 na categoria: Antialérgicos