A Sinvastatina é um medicamento muito importante para alguns pacientes, pois diminui o risco de morte por doenças cardíacas e AVC. Saiba mais sobre ele, todas as suas indicações e como ele age, os seus efeitos colaterais a longo prazo, se emagrece ou engorda, se faz mal, se faz urinar muito, entre outras dúvidas comuns sobre a sinvastatina.
Para que serve a Sinvastatina?
A sinvastatina é conhecida popularmente como um remédio para colesterol alto, mas a sua importância vai além disso.
Esse ativo pertence à classe das estatinas: age diminuindo a produção de colesterol pelo organismo e aumentando a remoção do colesterol do sangue.
Isso faz com que a sinvastatina previna a formação de placas nas artérias e remova as placas já formadas, inclusive nas artérias do coração, as coronárias, que servem para nutrir o músculo cardíaco. Ou seja, ela previne, retarda e trata a aterosclerose coronariana.
Essa ação, consequentemente, vai prevenir infartos e AVCs, reduzindo o risco de mortalidade em pacientes com doença coronariana e com alto risco para desenvolvê-la, em pacientes diabéticos ou com histórico de AVC, que estejam ou não com colesterol alto.
A sinvastatina também reduz a necessidade de procedimentos de revascularização do miocárdio e o risco de hospitalização por angina e ainda previne as úlceras das pernas e amputações dos membros inferiores em pacientes com diabetes.
Por último, ela é indicada para pacientes com hipercolesterolemia familiar homozigótica.
Efeitos colaterais
Os efeitos colaterais da Sinvastatina costumam causar bastante dúvida e apreensão nos pacientes, principalmente os efeitos a longo prazo.
A grande maioria dos efeitos descritos na bula são raros ou de frequência desconhecida, com uma informação importante sobre um estudo clínico que demonstrou que a miopatia ocorreu de forma comum em pacientes tratados com 80 mg de Sinvastatina por dia, em comparação aos que foram tratados com 20 mg por dia.
A sinvastatina pode, sim, causar fraqueza muscular, que é o principal sintoma da miopatia, e miosite, que é a inflamação dos músculos. Mais raramente, esses problemas musculares podem ser graves, como o rompimento do músculo, que causa danos aos rins que podem ser fatais.
Além disso, o medicamento também pode causar hepatite medicamentosa, a inflamação do fígado. É por isso que é importante seguir à risca a prescrição médica, que vai indicar doses seguras, monitorar esses efeitos e requisitar a dosagem de exames de sangue, se necessário.
É importante seguir o tratamento prescrito pelo médico, pois quando a sinvastatina é bem indicada, é uma medicação com uma relação positiva entre benefício e risco, já que é capaz de prevenir condições que podem ser fatais, como infartos e AVC.
Dúvidas sobre efeitos colaterais
A sinvastatina não emagrece, não engorda, não acelera os batimentos cardíacos nem faz mal para o coração – pelo contrário!
Pode ocorrer, sim, sonolência durante o tratamento, embora esse efeito não seja listado como comum na bula.
O fígado pode ser afetado com o uso do medicamento, já que ele pode causar hepatite medicamentosa, embora esse seja um efeito raro.
E não, a sinvastatina não aumenta o fluxo urinário e nem tira o apetite.
Em quanto tempo a Sinvastatina reduz o colesterol?
E como todo paciente fica ansioso pelos resultados, existe a dúvida sobre quanto tempo leva para a sinvastatina reduzir o colesterol. Geralmente, o médico pede a repetição dos exames com 1 a 2 meses de uso do medicamento para checar os níveis de colesterol, mas os níveis começam a baixar antes disso, por volta da 2ª semana de uso. Na dúvida, consulte o seu médico!
Como tomar?
De acordo com a bula, o tratamento com a Sinvastatina é feito com uma dose única por dia que varia de 10mg a 40mg, a depender da finalidade do tratamento, tomada à noite.
Para prevenção de doenças cardiovasculares, a dose diária costuma variar entre 20 a 40 mg.
Para o tratamento do colesterol alto, geralmente a dose inicial diária é menor, cerca de 10 a 20mg ao dia, podendo ser aumentada se houver uma necessidade maior da redução de LDL. Lembrando que esses pacientes precisam fazer uma dieta adequada para a redução do colesterol alto.
Contraindicações
A sinvastatina é contraindicada a pacientes alérgicos a qualquer componente de sua fórmula, a pacientes com doença ativa no fígado, para mulheres grávidas ou que estão amamentando e também pacientes utilizando certos tipos de medicamentos, como itraconazol, eritromicina, cobicistate, genfibrozila, entre outros descritos na bula. Por isso, não deixe de conferir a bula completa e de informar ao médico todos os medicamentos que você faz uso antes de iniciar o tratamento.
Preço
Uma caixa com 30 comprimidos de sinvastatina custa entre R$8 e R$27. Você pode encontrar o medicamento genérico com o nome da substância, ou os medicamentos de referência, o Sinvastacor e o Zocor, além de similares.
Atualizado em: 27/09/2023 na categoria: Colesterol