Para que Serve o Cloridrato de Ciclobenzaprina?

O cloridrato de ciclobenzaprina promove uma ação relaxante muscular potente que está disponível no mercado em forma de comprimidos de 5mg e 10mg. Eu vou te falar tudo o que você precisa saber sobre a bula da ciclobenzaprina, se ela tem efeito anti-inflamatório e se dá sono, se engorda, se serve para dormir… São várias as dúvidas em torno de seus efeitos, mas você vai sair daqui sabendo de tudo isso!

Para que serve o cloridrato de ciclobenzaprina?


Vamos começar falando das indicações da ciclobenzaprina, ela pode ser usada no tratamento das dores musculares como a dor lombar, torcicolos e até as dores causadas por doenças crônicas, como a fibromialgia, periartrite do ombro e as cervicobraquialgias, quando o paciente apresenta dor que inicia no pescoço e irradia para o braço, tendo como causa mais comum a compressão dos nervos da coluna.

A ciclobenzaprina também pode ser usada durante o tratamento fisioterapêutico e durante o repouso.

Na verdade, essa substância é um agente tricíclico, assim como a amitriptilina, que é um antidepressivo e também é usada no tratamento preventivo da enxaqueca, mas a ciclobenzaprina não apresenta esse efeito antidepressivo, sendo utilizado como um relaxante muscular, e também não é anti-inflamatório!

Medicamento referência, similares e preço

O medicamento referência dela no mercado, o nome da marca original, é o Miosan. Outros similares são o Musculare®, Mirtax®, Cizax® e Benziflex®. A caixa com 15 comprimidos de 5 e 10 mg do genérico custa em torno de R$ 15,00.

Efeitos colaterais: Dá sono? Engorda?

Os efeitos colaterais mais comuns da ciclobenzaprina incluem boca seca, tontura e fadiga, prisão de ventre, enjoos, indigestão e sonolência. Pois é, ela dá sono, sim, já respondendo a essa dúvida. Inclusive, quando o tratamento é prescrito em dose única, por exemplo, o recomendado é que essa dose seja tomada à noite, antes de dormir, justamente por causa da sonolência que ela provoca, fazendo o paciente ter uma noite de sono melhor.

Quanto ao ganho de peso, se a ciclobenzaprina engorda ou não, na experiência pós-comercialização, foram relatados ganho ou perda de peso, mas com uma incidência de menos de 1%, então, não é uma reação adversa comum desse medicamento, mas também não é impossível acontecer.

Posologia

O tratamento com a ciclobenzaprina pode ser feito com 1 comprimido de 5 ou 10 mg, por via oral, de 2 a 4 vezes ao dia, ou seja, a cada 12 ou a cada 6 horas. A dose máxima é de 60 mg por dia.

Mas o paciente também pode tomar apenas uma dose única por dia. Lembrando que o médico pode personalizar esse tratamento, prescrevendo doses diferentes das que são recomendadas na bula, de acordo com o caso de cada paciente.

O tempo máximo de uso é de três semanas.

Contraindicações

E a ciclobenzaprina tem suas contraindicações, ela não pode ser utilizada por pessoas alérgicas a qualquer componente de sua fórmula, por crianças, pacientes que tenham hipertireoidismo e que utilizam medicamentos inibidores da monoamina oxidase (MAO), nesse caso o tratamento com a ciclobenzaprina só pode começar depois de 14 dias após a interrupção do tratamento com os inibidores da monoamina oxidase, isso porque essa associação é muito perigosa, podendo até mesmo ser fatal.

Pacientes que estão se recuperando de um episódio de infarto do miocárdio, que tenham arritmias, insuficiência cardíaca congestiva e distúrbios de bloqueio de condução cardíaco também não podem utilizar a ciclobenzaprina.

Durante a gravidez, ela só pode ser utilizada sob prescrição médica. Estudos com animais já mostraram que não houve efeitos tóxicos ao feto, mas nenhum estudo com mulheres grávidas foi realizado, por isso a cautela quanto ao uso dela nesse período. Na amamentação vale a mesma recomendação.

E os pacientes idosos ou com função do fígado prejudicada também não devem fazer o tratamento.

Atualizado em: 30/11/2023 na categoria: Relaxantes Musculares