Para que Serve Imosec?

Que o Imosec é um remédio que serve pra tratar a diarreia todo mundo já sabe, mas não é qualquer tipo de diarreia, não, é o caso da diarreia causada por infecções. Hoje você vai entender o porquê disso, vai saber tudo sobre a bula desse remédio, todas as indicações, a posologia e o modo correto de tomar, além dos riscos que oferece, efeitos colaterais e contraindicações. O conteúdo tá completo pra você sair daqui sem dúvidas!

Para que serve o Imosec

Nas indicações do Imosec, a recomendação é clara: ele só pode ser utilizado para tratar quadros de diarreia que não sejam causados por infecções bacterianas ou virais.

E por que? Isso é fácil da gente entender. Durante uma infecção intestinal, por exemplo, as toxinas presentes no intestino são eliminadas através da diarreia. E aí, se o Imosec for administrado nesse caso, ele vai causar o efeito rolha, porque tem um alto poder de causar prisão de ventre. E aí as toxinas vão acabar ficando no organismo por mais tempo, podendo piorar a gravidade da infecção.

Então, ele fica indicado para os casos de:

  • Diarreia aguda sem causa específica e sem quadro infeccioso associado;
  • Diarreias crônicas causadas por doenças inflamatórias no intestino, como a Doença de Crohn e a retocolite ulcerativa;
  • E nas ileostomias e colostomias, que são cirurgias no intestino que colocam determinadas partes dele para fora do abdômen, por onde as fezes saem para uma bolsa que fica junto ao corpo do paciente.

Como ele age?

O cloridrato de loperamida, que é a substância ativa do Imosec e o nome do genérico, torna as fezes mais sólidas e diminui a frequência das evacuações desde a primeira dose porque inibe as contrações naturais do intestino, por isso a diarreia já diminui bastante em uma a duas horas após tomar o medicamento e vai reduzindo gradualmente durante o tratamento.

Posologia: Como tomar

Os comprimidos de Imosec devem ser tomados com líquido e utilizados apenas por adultos, pacientes a partir dos 18 anos de idade.

Diarreia aguda

Para tratar a diarreia aguda, a dose inicial é de 2 comprimidos de 2 mg. Depois, o paciente deve tomar 1 comprimido após cada evacuação líquida, na dosagem máxima de até 8 comprimidos por dia. Essas são as recomendações da bula, mas o médico pode prescrever doses diferentes.

E se o quadro não melhorar em 48 horas após a primeira dose, ou se você começar a sentir febre, deve interromper o tratamento e consultar um médico.

Diarreia crônica

No caso da diarreia crônica, a dose inicial indicada é de 2 comprimidos de Imosec por dia. O tratamento deve ser acompanhado pelo médico e a dose pode ser ajustada entre 1 a 6 comprimidos diariamente até que o paciente consiga fazer 1 a 2 evacuações sólidas por dia. A dose máxima diária também não deve ultrapassar 8 comprimidos.

Durante o tratamento da diarreia é muito importante que você se hidrate bastante para compensar a grande perda de água pelas fezes.

Posso usar Imosec todos os dias?

E existe uma dúvida muito grande sobre a duração do tratamento com o Imosec, as pessoas perguntam muito se ele pode ser utilizado todos os dias. O tratamento deve ser interrompido quando você apresentar fezes sólidas ou endurecidas, ou se passar um dia inteiro sem evacuar.

Aproveita e deixa o seu comentário aqui embaixo falando pra gente se você já usou o Imosec, qual foi sua experiência com esse remédio, pode deixar sugestões de temas também!

E preste atenção, porque se você está sofrendo com a diarreia diariamente, de uma forma crônica, é preciso investigar a causa dessa diarreia. Se você só trata o sintoma sem saber o que o está causando, isso é perigoso porque pode esconder algum problema mais sério de saúde.

O que fazer em caso de esquecimento

Em caso de esquecimento, caso você esteja tomando o Imosec® somente pra tratar uma diarreia aguda, não tem problema. Agora, durante o tratamento da diarreia crônica, se você esquecer uma dose, deve tomá-la assim que se lembrar, a não ser que o horário da dose seguinte já esteja próximo, nesse caso você pode pular a dose esquecida e tomar a próxima, sem duplicá-la.

Imosec ou Floratil?

E eu vou responder mais uma pergunta frequente: o que escolher, Imosec ou Floratil. Eles são medicamentos totalmente diferentes, enquanto o Imosec inibe as contrações do intestino pra diminuir as evacuações, o Floratil é um repositor da flora intestinal que vai restaurá-la, já que a diarreia causa um grande desarranjo no intestino. Inclusive, o Imosec e o Floratil podem ser utilizados juntos, se prescritos pelo médico. E apesar de não fazer mal algum, nem sempre o Floratil é necessário nos casos de diarreia.

Contraindicações

O Imosec é contraindicado para pacientes com menos de 18 anos, principalmente as crianças com menos de 2 anos e por quem é alérgico ao cloridrato de loperamida, que é o seu princípio ativo.

Nos casos de dor abdominal sem diarreia, diarreia com sangue ou acompanhada de febre, prisão de ventre, abdômen distendido e inflamação no intestino delgado, ele também não deve ser utilizado, nem durante a gravidez e no período da amamentação.

Efeitos colaterais

Quanto aos efeitos colaterais, o Imosec pode causar prisão de ventre, gases, dor de cabeça e enjoos. Outras reações que acontecem com menor frequência incluem tontura e vômito, boca seca, inchaço abdominal e dor na parte superior do abdômen, além de erupções cutâneas e também pode haver indigestão.

Outras reações listadas são raras, como choque anafilático, rigidez muscular e distúrbios nos olhos e no intestino.

O tratamento deve ser interrompido imediatamente caso o paciente apresente sintomas alérgicos graves, como inchaço repentino da face, dos lábios ou da garganta, respiração ofegante e irritação intensa na pele; também se surgirem rigidez muscular, cansaço intenso e sonolência, movimentos descoordenados e perda da sensibilidade aos estímulos do ambiente.

E na presença de dores intensas e inchaço no estômago, inchaço ou febre, esse pode ser um quadro de intestino obstruído, o médico deve ser consultado.

Superdosagem: Imosec é perigoso?

A superdosagem com o Imosec é muito perigosa, causa efeitos tóxicos ao coração e pode levar à overdose e à morte. Isso porque a loperamida, que é o princípio ativo do Imosec, é uma substância opioide, assim como a morfina e a codeína, mas foi projetada para não penetrar no cérebro. Então, se uma dose a partir de 40 mg, que já é considerada uma superdose, for ingerida, deve-se buscar atendimento médico emergencial imediatamente.

Muitos pacientes que estão passando por uma fase de abstinência de opioides abusam da loperamida para controlar alguns sintomas comuns nessa fase, como a diarreia e as cólicas severas no intestino. Outra situação preocupante é o uso das altas doses de loperamida por causa de seus efeitos euforizantes, pessoas viciadas em opioides fazem essa substituição, o que pode ser fatal também.

O tratamento só é seguro quando prescrito pelo médico para tratar a diarreia sem caráter infeccioso e por pouco tempo, e nunca deve ser feito por conta própria.

Interações medicamentosas

Quanto às interações medicamentosas, a bula do Imosec não fala diretamente de efeitos causados por determinada substância, mas você deve informar ao médico todos os remédios e medicamentos que faz uso, principalmente se um deles for algum desses:

  • Ritonavir;
  • Quinidina;
  • Desmopressina via oral;
  • Itraconazol ou cetoconazol;
  • E a genfibrozila.

Preço

A caixa com 12 comprimidos do Imosec custa entre R$ 7,00 e R$ 10,00 e ele pode ser comprado sem receita médica.

Atualizado em: 29/06/2023 na categoria: Diarreia