Existem dores que não cessam com os analgésicos comuns, e é aí que alguns medicamentos mais potentes entram em cena, como a codeína. E é sobre esse fármaco que eu vou falar hoje, o que é a codeína, como ela age, para que ela serve… E os perigos também, principalmente o risco de dependência e os efeitos colaterais mais graves e que podem ser até fatais, como a depressão respiratória.
O que é a codeína?
E eu começo a falar sobre a codeína respondendo à seguinte pergunta: o que é a codeína?
A codeína é um medicamento opioide, um analgésico narcótico, assim como a morfina e o tramadol, você já deve ter ouvido falar de pelo menos um deles, que são substâncias derivadas do ópio, um líquido leitoso retirado de uma planta chamada papoula.
É através desse líquido que também é feita a heroína, uma droga ilícita que foi desenvolvida inclusive pra substituir a morfina, mas que tempos depois teve a sua comercialização e consumo proibidos por causa do potencial enorme de causar dependência em poucas semanas de uso e por ser extremamente nociva ao corpo.
Mas porque eu estou falando sobre isso com vocês? Pra que vocês entendam que todos os medicamentos opioides que são liberados e legalizados para o uso medicinal, como a codeína, causam dependência, e embora a codeína tenha um potencial menor de causar essa dependência quando comparada com outros opioides, o uso deve ser feito com muita cautela, o tratamento deve ser orientado e acompanhado pelo médico ou cirurgião-dentista e só é possível comprar esse medicamento com receita médica, que fica retida na farmácia.
Como age?
Apesar da codeína ser obtida através da morfina, e essa é a forma mais comum de obtenção do fármaco, não só diretamente do ópio, ela é 12 vezes menos potente que a morfina. E quando a codeína é ingerida, ela é transformada em morfina pelo fígado e só aí ela começa a agir. Uma curiosidade é que cerca de 10% da população caucasiana, branca, de origem europeia, possui um defeito genético que não permite a conversão da codeína em morfina pelo fígado. E também existem os metabolizadores ultrarrápidos da codeína que fazem a conversão em morfina numa velocidade muito alta e isso é bastante perigoso pro organismo, já que resulta em níveis de morfina no sangue maiores do que os esperados em um tempo muito curto após a ingestão da codeína.
A codeína age deprimindo o Sistema Nervoso Central (SNC) de maneira seletiva, se ligando a receptores específicos que alteram processos ligados à percepção da dor, e também diminuindo a liberação de neurotransmissores relacionados com a sensação e transmissão da dor e também inibe o centro da tosse, produzindo um efeito hipnótico, analgésico, anestésico e antitussígeno, induzindo ao sono e a um estado de relaxamento.
Ela é chamada de analgésico narcótico justamente porque reduz ou elimina a sensibilidade e faz adormecer. A codeína modifica a forma como o cérebro interpreta as mensagens de dor, por isso ela tem a capacidade de mudar a sua reação e aumentar sua tolerância à dor.
Depois de ingerida por via oral, a ação analgésica da codeína se inicia de 30 a 45 minutos e dura 4 horas.
Para que serve?
Mas geralmente em quais casos ela é prescrita? Bom, a codeína pode ser prescrita para o tratamento de dor aguda e crônica, leve a moderada, em pacientes a partir dos 12 anos, e em quadros pós-operatórios, principalmente após a cirurgia de remoção das adenoides e das amígdalas, apenas para adultos, pacientes com 18 anos ou mais.
O xarope também é indicado para tratar a tosse, já que tem efeito antitussígeno, geralmente em tosses prolongadas causadas por doenças crônicas e pelo câncer, como no cancro do pulmão, e também oferece um efeito anestésico leve. Mas ele não deve ser utilizado para tratar a tosse causada por infecções bacterianas.
A duração do tratamento depende muito de cada caso, mas em algumas situações o uso acaba se tornando crônico.
Medicamentos com codeína
O Codein é um dos medicamentos mais conhecidos com a codeína na composição, sem associação com outro fármaco. E pode ser encontrado em forma de comprimidos ou solução oral.
O Tylex é o medicamento referência com codeína e paracetamol, que é uma das associações mais conhecidas e prescritas, também é possível encontrar alguns similares, como o Algicod e o Codylex.
Outras associações são com o ácido acetilsalicílico ou com o diclofenaco sódico.
Os xaropes para a tosse com a codeína geralmente também tem associação com outras substâncias, alguns nomes são o Belacodid e Codelasa.
A codeína é perigosa?
E sim, a codeína tem seus riscos e pode ser muito perigosa, ela pode causar depressão respiratória e levar até à morte, principalmente as pessoas que são metabolizadores ultra rápidos da codeína em morfina. As restrições são claras: o fosfato de codeína nos formatos de solução oral e solução injetável são contraindicados para tratar a dor em crianças menores de 12 anos e para tratar a dor após cirurgia de retirada de adenoides e amígdalas em menores de 18 anos. E os comprimidos só podem ser utilizados por adultos.
Durante a amamentação o uso da codeína também é proibido, porque pode causar danos graves ao bebê e até morte.
Atualizado em: 30/11/2023 na categoria: Analgésico Opióide