Montelair é um medicamento utilizado no tratamento da asma e da rinite alérgica. Hoje eu vou te dizer como ele age, se ele apenas previne ou trata as crises de asma também, como é feito o tratamento, quais são os efeitos colaterais, as contraindicações… Fica comigo até o final porque são informações muito importantes que eu tenho pra passar pra você.
Para que serve? Como age?
Vamos lá, para que serve e como age o Montelair? Bom, ele serve para o tratamento e prevenção dos sintomas da asma e da rinite alérgica, e também previne o estreitamento das vias aéreas causado pelo exercício.
O Montelair tem como princípio ativo o montelucaste de sódio, que age bloqueando os leucotrienos, são substâncias que causam o estreitamento e o inchaço das vias aéreas nos pulmões e também os sintomas alérgicos da rinite, é por isso que ele é eficaz no alívio dos sintomas dessas condições a ajuda na prevenção e controle dos sintomas. Mas atenção, o Montelair não substitui o uso da bombinha durante as crises de asma, os chamados medicamentos inalatórios de resgate.
Como usar
E vamos ao tratamento descrito na bula, lembrando que o médico pode prescrever um tratamento diferente, tá, e você deve seguir sempre a orientação médica.
O Montelair pode ser encontrado em diferentes versões: comprimidos, comprimidos mastigáveis e granulado.
No tratamento da asma, a dose diária deve ser ingerida no início da noite.
A dose deve ser tomada todos os dias no mesmo horário, sempre com um intervalo de 24 horas entre uma e outra, nunca menos do que isso.
Comprimidos
Usando os comprimidos, o tratamento com o Montelair é feito com uma dose diária de 10 mg para adultos e adolescentes a partir dos 15 anos de idade.
Comprimidos mastigáveis
Os comprimidos mastigáveis são indicados para as crianças de 6 a 14 anos na dose de um comprimido de 5 mg diariamente, e para crianças de 2 a 5 anos, na dose de um comprimido de 4 mg diariamente, tanto para o tratamento da asma quanto da rinite alérgica.
Granulado
Na versão granulado, ele pode ser utilizado por crianças de 6 meses a 5 anos de idade para o tratamento da asma, e por crianças de 2 a 5 anos para o tratamento da rinite alérgica na dose de um sachê de 4 mg por dia.
O conteúdo do sachê pode ser colocado diretamente na boca; pode ser dissolvido em uma colher de chá de leite materno ou fórmula para bebês, que devem estar frios ou em temperatura ambiente, e pode ser misturado com uma colher de alimento pastoso e leve também, como uma papinha de maçã, também fria ou em temperatura ambiente, isso é muito importante.
A dose deve ser administrada até 15 minutos após a preparação e é preciso verificar se a criança realmente consumiu todo o conteúdo desse granulado pra que o medicamento surta o efeito desejado.
Efeitos colaterais
Vamos para os efeitos colaterais. Os que foram relatados com mais frequência durante o uso do Montelair são dor abdominal e dor de cabeça, sede, diarreia, hiperatividade, a própria asma e algumas reações leves na pele, como descamação coceira e erupções leves.
Contraindicações
O Montelair é contraindicado para os pacientes alérgicos ao montelucaste de sódio ou aos demais componentes de sua fórmula.
Durante a gravidez e a amamentação, ele só deve ser utilizado com a prescrição médica.
Preço
Tanto a caixa com 30 comprimidos de 10 mg quanto a caixa com 30 comprimidos mastigáveis de 4 mg e 5 mg custam em torno de R$ 60,00.
Atualizado em: 30/01/2023 na categoria: Antiasmáticos