Como você já deve saber, o Lacto-Purga® trata a prisão de ventre, a constipação intestinal, e também é indicado em outros casos que é necessário facilitar a evacuação, no preparo do paciente que vai realizar alguns tipos de exames diagnósticos, e antes ou depois de procedimentos cirúrgicos. Aqui você vai conferir qual é a forma correta de tomar o Lacto-Purga®, as doses geralmente prescritas, o tempo de efeito e se é possível acelerar esse efeito, além de alguns cuidados que você deve ter durante o tratamento.
Como tomar Lacto-Purga
No tratamento da prisão de ventre, a dose para adultos é de 1 a 2 comprimidos revestidos de 5mg de bisacodil por dia, que é o princípio ativo do Lacto-Purga, e, para as crianças de 4 a 10 anos, a dose diária é de apenas um comprimido de 5 mg.
Essa dose deve ser tomada à noite, assim ela faz efeito pela manhã. Deve-se tomar o comprimido revestido inteiro, sem mastigar ou partir, com quantidade suficiente de líquido.
Quando o Lacto-Purga é indicado pra uso antes de exames e cirurgias, aí o médico vai orientar o paciente em questão, mas as doses geralmente utilizadas nesses casos é maior pra garantir que haja uma evacuação completa do intestino.
Tempo de efeito
Sobre o tempo de efeito do Lacto-Purga, o início da ação dele no organismo ocorre cerca de 10 horas após a ingestão da dose. Na verdade, essa janela de tempo é de entre 6 a 12 horas, por isso é aconselhado tomar o medicamento durante à noite, antes de dormir, pra que o efeito aconteça pela manhã. Não é indicado que você tome a dose durante o dia e saia pra trabalhar, por exemplo, porque o efeito dele pode começar quando você estiver longe de casa, e aí não vai ser nada confortável se isso acontecer.
Como acelerar o efeito do Lacto-Purga?
Mas pra quem quer que o efeito do Lacto-Purga comece mais rápido, quando ele é tomado pela manhã em jejum, o efeito pode ser antecipado, acontecendo 6 ou 7 horas após a ingestão da dose.
O que fazer em caso de esquecimento da dose?
Caso você esqueça de tomar alguma dose do Lacto-Purga durante o tratamento, deve pular essa dose esquecida e aguardar pelo horário da próxima dose e continuar o tratamento normalmente sem duplicar a dose.
Recomendações importantes
É muito importante tomar alguns cuidados em relação ao uso do Lacto-Purga® e saber o que é comum e o que não é durante o tratamento.
Primeiramente, durante o tratamento com ele, você não deve tomar outros medicamentos ou alimentos que comprometem o seu efeito por reduzir a acidez do estômago, como o leite, os remédios antiácidos e os inibidores da bomba de prótons, como o omeprazol e o pantoprazol.
Outro ponto: é normal que ocorra algum sangramento leve junto com as fezes, que desaparece sozinho, sem representar qualquer problema.
A força que o paciente faz pra evacuar ou a dor que ele sente por causa da dificuldade em evacuar podem levar a tonturas ou desmaios, mas que não têm relação com o efeito do Lacto-Purga.
E ele não deve ser utilizado todos os dias por um período prolongado sem que a causa da prisão de ventre seja investigada e também sem orientação médica. Nesse caso, pode haver desidratação, já que o Lacto-Purga provoca a perda de líquidos, sais minerais e potássio, e isso é perigoso principalmente para os pacientes com mau funcionamento dos rins e para os idosos.
Atualizado em: 06/07/2023 na categoria: Laxantes