Para que Serve a Losartana?

A Losartana Potássica não serve só para tratar a hipertensão arterial! Eu vou te contar todas as indicações desse medicamento e como ele age também.

Como age a Losartana?

Vou falar das indicações da Losartana, mas não sem antes falar como ela age no organismo.

A losartana potássica é um medicamento anti-hipertensivo, mas existem várias classes de anti-hipertensivos que agem de maneira diferente visando a redução da pressão arterial, e ela é um Bloqueador dos Receptores da Angiotensina II.

Essa angiotensina II é uma substância que age nos rins, ela faz parte de um sistema mais complexo que garante o equilíbrio da pressão sanguínea, mas em particular, a sua ação aumenta a pressão, pois ela causa um estreitamento nas artérias e aumenta o volume sanguíneo.

Então, quando a Losartana bloqueia os receptores da angiotensina II, consequentemente, ela não vai poder agir, então os seus efeitos não vão ser observados, a pressão arterial não vai subir.

Para que serve a Losartana?


Já sabendo disso tudo, vamos passar para as indicações da Losartana. A primeira é clássica: o tratamento da hipertensão arterial. Ela é um medicamento geralmente prescrito no tratamento da hipertensão recém-diagnosticada, mas, geralmente, o tratamento a longo prazo continua com outros tipos de medicamentos anti-hipertensivos, como os diuréticos tiazídicos, a exemplo da hidroclorotiazida.

Inclusive, alguns estudos mostram que esses diuréticos tiazídicos são as melhores opções no tratamento da hipertensão arterial. Eu vou deixar aqui embaixo na descrição alguns links de outros vídeos do canal com alguns desses remédios pra você conferir depois.

Além disso, a Losartana Potássica também é indicada para tratar a insuficiência cardíaca, mas apenas quando o tratamento com um medicamento anti-hipertensivo inibidor da ECA, como captopril e enalapril, já não for mais considerado adequado. Isso é importante, porque se o tratamento da insuficiência cardíaca estiver estabilizado com algum inibidor da ECA, ele não deve ser trocado pela Losartana.

Outra indicação é para os pacientes hipertensos com hipertrofia ventricular esquerda, para reduzir o risco da ocorrência de outras doenças cardiovasculares e de morte.

E a Losartana também é indicada para proteger os rins em pacientes com diabetes tipo 2 e proteinúria, quando há uma presença anormal de proteínas na urina. Nesse caso, a Losartana desacelera a progressão da doença nos rins e reduz a proteinúria.

Atualizado em: 30/11/2023 na categoria: Anti-hipertensivos