Oi, gente! Hoje eu quero conversar com vocês sobre o Busonid, um medicamento que tem como princípio ativo a budesonida, que a gente encontra nas farmácias nos formatos de spray nasal e cápsulas com inalador para uso por via oral. Eu vou te contar para que ele serve e como ele age no organismo.
O que é o Busonid?
Busonid é um medicamento corticoide que promove um efeito anti-inflamatório intenso a nível local, na mucosa do nariz e nos brônquios, a depender da versão que é utilizada.
São duas versões do medicamento: a suspensão aquosa com diferentes concentrações da budesonida por dose: com 32, 64, 50 ou 100 mcg, e as cápsulas para inalação oral, com 200 ou 400 mcg de budesonida por cápsula.
Para que serve cada versão
O Busonid Spray Nasal
Serve para tratar a rinite alérgica ou não alérgica, para tratar os pólipos nasais e prevenir o surgimento desses pólipos após a polipectomia, que é o processo de extração dos mesmos.
O Busonid Caps
É indicado para o tratamento preventivo da asma brônquica ou bronquite crônica e outras doenças pulmonares obstrutivas inflamatórias.
Como age?
O Busonid Spray Nasal age a nível local, diminuindo o inchaço e a inflamação da mucosa do nariz, impedindo que as células responsáveis pela resposta inflamatória tenham acesso a essa região e diminuindo a dilatação dos vasos sanguíneos do local.
Ele alivia os sintomas da rinite em torno de 7 a 12 horas após a aplicação, mas o tratamento com ele só alcança os benefícios máximos em torno de 1 a 2 semanas de uso, e pode durar vários meses, sendo usado de maneira preventiva.
Ele não é aquele medicamento que vai proporcionar um alívio imediato, a resposta vem a longo prazo.
O Busonid Caps, por sua vez, reduz o processo da inflamação diretamente nos brônquios, mas não é indicado para tratar as crises de asma no momento em que estão acontecendo.
Como se trata de um medicamento corticoide, é preciso seguir à risca as orientações do médico, sem usar uma quantidade maior do que a que foi prescrita. Os corticoides devem ser utilizados com muita cautela, porque, a longo prazo e em grande quantidade, podem acabar causando vários efeitos colaterais e problemas de saúde.
Atualizado em: 04/11/2022 na categoria: Corticosteroides/Corticoides