É o nosso próprio sistema de defesa que se encarrega de combater os vírus que causam os resfriados. Mas alguns medicamentos ajudam a combater sintomas como a coriza, o corpo mole, a dor de cabeça… Quer saber quais são eles e como eles agem no organismo?
Medicamentos para resfriado: Como agem?
Os resfriados são causados geralmente pelos rinovírus, que causam sintomas mais leves do que os vírus da gripe, mas os antigripais podem ser utilizados nos dois casos para o alívio do quadro sintomático.
Bom, os sintomas dos resfriados são mais leves e duram menos dias do que os da gripe, isso porque os rinovírus costumam se instalar apenas no trato respiratório superior, enquanto a gripe afeta os pulmões também.
Os remédios antigripais também podem ser usados para aliviar os sintomas dos resfriados, como a tosse e a irritação na garganta, a coriza, as dores de cabeça e as dores musculares e, em alguns casos, a febre baixa. Vamos ver como eles agem!
-
Resfenol
O primeiro da lista é o Resfenol. Ele é um dos antigripais mais utilizados, composto por paracetamol, cloridrato de fenilefrina e o maleato de clorfeniramina. Os antigripais geralmente têm essa associação de ativos com ação analgésica, antialérgica e descongestionante, justamente para combater todos os sintomas dos resfriados e gripes com apenas um medicamento.
No caso do Resfenol, o paracetamol age combatendo as dores e a febre, se houver, o cloridrato de fenilefrina age descongestionando o nariz e combatendo a coriza por causa de sua ação vasoconstritora, e o maleato de clorfeniramina tem ação antialérgica, o que é muito útil nos casos de resfriados, que geralmente apresentam espirros e coceira no nariz como sintomas.
Existem outros medicamentos antigripais no mercado que têm exatamente a mesma fórmula: o Cimegripe, o Fluviral e o Multigrip.
-
Naldecon Dia e Noite
Também é possível encontrar antigripais com fórmulas diferentes entre os comprimidos que são para uso durante o dia e para o uso durante a noite. É o caso do Naldecon Dia e Noite. Os comprimidos que são para uso durante o dia não possuem a substância antialérgica para não dar sono.
A fórmula do Naldecon Dia tem paracetamol e cloridrato de fenilefrina, um analgésico e um vasoconstritor que vai combater a coriza e a congestão nasal, enquanto o Naldecon Noite tem esses mesmos ativos, mas também um terceiro ativo com ação antialérgica, que é o maleato de carbinoxamina. Assim, a sonolência diurna é evitada durante o tratamento e ele também já contribui para que o paciente tenha uma noite de sono melhor.
-
Coristina D
A coristina D é outro antigripal famoso, aquele das 3 camadas de ativos que combatem todos os sintomas de gripes e resfriados de vez. A fórmula tem ácido acetilsalicílico, que é analgésico, anti-inflamatório e também reduz a febre, também tem o maleato de dexclorfeniramina e o cloridrato de fenilefrina, que são antialérgico e descongestionante nasal, e um quarto composto é a cafeína, que ajuda a reduzir o efeito colateral da sonolência.
-
Benegrip
E temos, também, o Benegrip, que é bem conhecido também, né. Ele tem um ativo analgésico que age no combate às dores em geral, como a dor de cabeça e a dor muscular, que é a dipirona, tem a clorfeniramina, que age no combate aos sintomas alérgicos, como os espirros e a coriza, e tem a cafeína, assim como a Coristina D também tem, e tanto ajuda no combate à dor de cabeça como deixa o paciente mais revigorado durante o tratamento.
Então, os medicamentos para resfriado não servem para combater os vírus que estão causando o quadro, e sim para aliviar os sintomas. Quem vai combater esses vírus é o nosso sistema imunológico, e em poucos dias, já que os resfriados costumam durar de 4 a 5 dias, em média.
Durante o tratamento é importante descansar, usar máscaras, principalmente se estiver espirrando, para evitar a propagação dos vírus, e também ingerir bastante líquidos e se alimentar bem.
Atualizado em: 26/08/2022 na categoria: Lista de remédios