O permanganato de potássio serve para exercer ação antisséptica, antibacteriana e antifúngica em inflamações e lesões de pele e mucosas. O uso do permanganato de potássio é exclusivamente externo, com o medicamento diluído. Os comprimidos não devem entrar em contato direto com a pele antes da diluição.
Para que serve o permanganato de potássio?
As indicações dos banhos, banho de assento e compressas com o permanganato de potássio são várias, desde o tratamento de feridas causadas pela catapora até infecções vaginais, como a candidíase. No vídeo abaixo você confere para que ele serve, como diluir e utilizar:
Efeitos colaterais
Os efeitos colaterais mais comuns que podem ser causados pelos banhos com o permanganato de potássio incluem vermelhidão e irritação de pele, queimaduras, dor, coceira ou manchas. Para evitar esses efeitos colaterais é recomendado não deixar a solução agindo na pele por mais de 10 minutos.
A ingestão acidental é muito perigosa, pois o permanganato de potássio tem ação corrosiva. Caso aconteça, deve-se beber uma grande quantidade de água e buscar atendimento médico imediatamente.
O contato com os olhos também é muito perigoso, podendo causar irritação severa e visão borrada.
Contraindicações
O uso do permanganato de potássio é contraindicado para mulheres grávidas ou que estão amamentando, para pessoas alérgicas à substância, para uso por via oral, no rosto e na área dos olhos.
Os comprimidos também não podem entrar em contato direto com os dedos. Ele é um poderoso agente oxidante que pode ter ação cáustica na pele e estômago, corroendo e manchando a pele e mucosas.
O uso da substância diluída em água como orienta a bula é seguro e só deve ser feito com indicação médica.
Preço
A caixa com 30 comprimidos de 100 mg do permanganato de potássio, cada, custa em torno de R$ 10,00.
Atualizado em: 07/07/2022 na categoria: Antisséptico