Beserol tem propriedades anti-inflamatórias e relaxantes musculares, sendo indicado para tratar doenças reumáticas. Torsilax e Beserol possuem a mesma composição e as mesmas indicações e podem ser usados para aliviar dores de coluna.
Para que serve Beserol?
Beserol serve para tratar, além de doenças reumáticas, outros tipos de quadros inflamatórios. No vídeo abaixo você confere as situações nas quais ele é indicado para o tratamento, como age e as principais dúvidas sobre este medicamento respondidas:
Beserol é um medicamento similar ao medicamento de referência Tandrilax. O diclofenaco sódico é o anti-inflamatório em comum da fórmula de ambos.
Posologia
Os comprimidos do Beserol devem ser engolidos inteiros, com líquido, no horário das refeições.
A dose mínima indicada é de 1 comprimido, duas vezes ao dia (um a cada 12 horas). A dose máxima permitida é de 3 comprimidos por dia, um a cada 8 horas.
O médico pode alterar a posologia sugerida pela bula de acordo com as necessidades de cada paciente. A duração do tratamento não deve ultrapassar 10 dias. Caso seja necessário prolongar o período de uso do medicamento, o paciente deve ser observado pelo médico.
Efeitos colaterais
O aumento das enzimas do fígado é o efeito colateral mais comum de Beserol, seguido de dor de cabeça, tontura, insônia, tremores e dor. Também podem acontecer sangramento, perfuração e úlceras gastrintestinais, diarreia, indigestão, enjoos e vômitos. Outras reações gastrintestinais de ocorrência comum incluem prisão de ventre, aumento na produção de gases, dores abdominais e azia, além de inchaço devido à retenção de líquidos.
Também são efeitos colaterais comuns de Beserol o rash cutâneo, coceira na pele, inchaço na face, anemia e problemas de coagulação, broncoespasmo, rinite, zumbido, febre e infecções virais.
As reações adversas incomuns incluem pressão alta e insuficiência cardíaca congestiva, vertigem e sonolência, ansiedade, agitação e depressão, além de irritabilidade, queda de cabelo e alguns efeitos na pele, como urticária, dermatite e eczema.
São efeitos colaterais raros a meningite asséptica, convulsões, inflamação no pâncreas, hepatite fulminante e insuficiência hepática, além de depressão respiratória e pneumonia, perda da audição e alterações nas células sanguíneas, como agranulocitose, anemia aplástica e anemia hemolítica. Reações alérgicas, incluindo reações graves na pele, também são de ocorrência rara.
Contraindicações
Beserol está contraindicado para pacientes alérgicos a qualquer componente de sua fórmula e para pacientes com as seguintes condições/doenças:
- Insuficiência cardíaca grave;
- Insuficiência hepática (do fígado) grave;
- Insuficiência renal (dos rins) grave;
- Hipertensão arterial grave (pressão alta);
- Alergia a anti-inflamatórios com surgimento de sintomas asmáticos.
O uso de Beserol deve ser feito apenas com orientação médica, por adultos. O uso com outros medicamentos que contenham paracetamol não é indicado.
Gravidez e amamentação
O uso de Beserol durante a gravidez e a amamentação é desaconselhado, embora nenhum dano ao feto tenha sido constatado nos estudos realizados. O medicamento não deve ser utilizado por gestantes e lactantes sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Interações medicamentosas
A bula lista as interações medicamentosas de maior gravidade, portanto, não é indicado utilizar Beserol com as seguintes substâncias:
- Ardeparina, clovoxamina, dalteparina, desirudina e enoxaparina;
- Escitalopram, famoxetina, flesinoxano e fluoxetina;
- Fluvoxamina, nadroparina, nefazodona e parnaparina;
- Paroxetina, pentoxifilina, reviparina, sertralina, tinzaparina e zimeldina;
- Metotrexato e pemetrexede;
- Tacrolimo.
Medicamentos como voriconazol, ciprofloxacino, levofloxacino, norfloxacino ou ofloxacino, além de alguns anti-hipertensivos também podem interagir com Beserol, causando efeitos nocivos à saúde. Outros ativos também podem causar efeitos prejudiciais em decorrência da interação medicamentosa com os ativos de Beserol, portanto todos os remédios que são utilizados pelo paciente devem ser informados ao médico antes do início do tratamento.
Composição
Cada comprimido de Beserol contém:
- 125 mg de carisoprodol;
- 50 mg de diclofenaco sódico;
- 300 mg de paracetamol;
- 30 mg de cafeína.
Excipientes: amido de milho, estearato de magnésio, celulose microcristalina, fosfato de cálcio dibásico di-hidratado, dióxido de silício e crospovidona.
Preço
O preço de uma caixa com 12 comprimidos de Beserol gira em torno de R$ 25,00.
Atualizado em: 23/11/2023 na categoria: Anti-inflamatórios, Relaxantes Musculares